/

30 de Março de 2012 13h48

Professores de Artes da rede de ensino de Cuiabá discutem ensino de música regional

30/03/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Para discutirem a prática pedagógica em sala de aula, professores de Artes da rede municipal de ensino de Cuiabá se reuniram nesta sexta-feira (30-03) pela manhã nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

A formação aborda três eixos: música, artes cênicas e artes plásticas, divididos em cinco encontros temáticos.

O tema dessa primeira etapa foi a música regional, ministrado pelo professor Thomas Flaviano da Silva, que desenvolve na escola municipal Francisco Pedroso, no bairro São Francisco, um projeto denominado “Musicalização através da viola de cocho”.

Filho e neto de cururueiro, Thomas é formado em Artes pela UFMT e é professor de música na rede de ensino do município. “Eu sempre vivi a música. Está no meu sangue. Por isso, resolvi desenvolver esse projeto na escola em que trabalho”.

Entre instrumentos que o professor-músico trabalha estão a viola de cocho, o mocho (ou tamboril) e o ganzá. “Esse projeto é bacana porque, além de promover a iniciação musical dos alunos, também permite o conhecimento da cultura regional. Você só valoriza o que conhece. Isso não significa que não trabalhemos outros ritmos. É importante que conheçamos a diversidade musical”.

De acordo com Thomas, a música na escola estimula a criatividade, promove a descontração e a integração no ambiente. “Além de ampliar a formação dos alunos, cantar nos tira do tédio, combate o stress e promove a inclusão deles”.

Segundo a assessora pedagógica e organizadora da formação na Secretaria Municipal de Cxuiabá a disciplina de Artes desenvolve nos estudantes a atenção, a coordenação motora, concentração, o estímulo à criação e a afetividade.

Ela chamou a atenção para os formadores do curso que, segundo ela, são os próprios educadores da rede. “São professores que conhecem a realidade do município e que contribuem para a implementação da matriz curricular de Artes no município”.

A rede municipal de ensino possui hoje cerca de 70 professores de Artes.