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18 de Novembro de 2013 10h46

Professores alfabetizadores apresentam resultados dos trabalhos

18/11/2013

Rosane Brandão

As experiências e os trabalhos realizados ao longo deste ano pelos professores alfabetizadores de 17 escolas da rede municipal de Cuiabá, localizadas na região do Coxipó, foram divulgados durante Seminário Integrador realizado na escola Moacyr Gratidiano Dorilêo.

O Seminário faz parte da formação continuada dos professores alfabetizadores que integram o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que visa a alfabetização  de todas as crianças até os 8 anos de idade. “É justamente para atingir essa meta que os professores do 1° ao 3° ano do ensino fundamental estão passando pelo curso de formação continuada”, explica a coordenadora de Avaliação Institucional da Secretaria de Educação de Cuiabá, Eliane Quinhone.

A formação continuada desses professores iniciou este ano e segue até 2014, totalizando dois anos de duração. Este ano o curso foi voltado para a Língua Portuguesa, com foco no letramento. Já no próximo ano o curso vai focar o conceito básico da Matemática.

Segundo Quinhone, ao todo são oito polos que integram a formação do Pnaic em Cuiabá, envolvendo 74 escolas da rede municipal, cerca de 600 professores que lecionam no 1° ao 3° ano e 23 orientadores de estudos. Em Cuiabá, o Pacto beneficia aproximadamente cinco mil alunos.

O Seminário Integrador no polo Moacyr Gratidiano Dorilêo serviu para a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas e a troca de experiências entre os professores alfabetizadores, que aplicam em sala de aula o que aprenderam durante o curso de formação.

“O que observamos com a apresentação desses trabalhos é que os professores se superaram ao longo do ano, o resultado foi acima da expectativa”, disse Eliane Quinhone.

A professora Claumiranda Batista Lima, que leciona para uma turma de 26 alunos do 3° ano, na escola municipal Jesus Criança, explica que a leitura virou rotina na sala de aula após a criação do projeto “Leitura – Mágica das Letras”.

Segundo ela, o projeto visa compartilhar vários livros entre os alunos. “Nós criamos uma maleta com quatro livros, pelo menos duas vezes por semana dois alunos levam essa pasta para casa e escolhe um livro para ler. Eles escolhem um desses livros para ler e quando voltam para a escola contam a historinha para os colegas em sala de aula”.

Ao longo do ano, conforme a professora, o gênero do livro é mudado, revezando entre livros de literatura, revistas, gibis, entre outros. “A partir desse projeto percebemos maior interesse das crianças pela leitura. E o trabalho também tem sido elogiado pelos pais”, afirmou a professora.

Durante o Seminário Integrador também foi realizado exposição dos trabalhos pedagógicos das 17 escolas do polo Moacyr Gratidiano; apresentações culturais; e a palestra “Alfabetização”, proferida pela professora doutora Ana Lucia Vilela.