/

11 de Setembro de 2013 15h06

Professora da rede municipal lança livro durante Seminário de Educação da UFMT

11/09/2013

Rosane Brandão

A professora Malsete Arestides Santana, coordenadora da Escola Municipal de Educação Básica Helio de Souza Vieira, do bairro Praeiro, lança nesta quarta-feira (11), às 18h, o livro Relações Raciais e Gestão Escolar.

O lançamento do livro faz parte da programação do Seminário de Educação (Semiedu), promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso durante toda esta semana (9 a 13). O evento de lançamento do livro ocorrerá na Faculdade de Administração e Ciência Contábeis (FAeCC).

O livro Relações Raciais e Gestão Escolar, conforme Malsete Santana, é resultado de sua tese de mestrado, concluído em 2012 e que teve como orientadora a professora Maria Lúcia Rodrigues Müller, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) do Instituto de Educação (IE) da UFMT.

“Antes de realizar a minha pesquisa, percebi que na área de relações raciais já existiam vários trabalhos realizados, mas nenhum voltado para a gestão escolar”, disse a professora, explicando o porquê da escolha do tema.

Segundo a professora, a obra vai auxiliar o gestor escolar a trabalhar a questão racial nas escolas. “A formação de professores e gestores é muito importante. Somente a partir do conhecimento é possível trabalhar o tema na escola”.

Durante sua pesquisa, a professora trabalhou com duas escolas, que usou como A e B, sendo uma da região central e a outra na periferia de Cuiabá. “Durante as entrevistas, realizadas com as duas diretoras e os alunos, constatei que na escola da periferia o número de alunos negros é maior e existem muito mais projetos voltados para a questão racial”.