/

04 de Julho de 2013 11h55

Professora assume Secretaria-adjunta de Educação de Cuiabá

04/07/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

A professora Marioneide Angélica Kliemaschewsk é a nova secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME). O anúncio oficial foi feito pelo secretário Gilberto Gomes de Figueiredo, na quarta-feira (03).

O cargo da Secretaria-adjunta era ocupado pelo professor José Roberto Stopa, que no dia 26 de junho assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Segundo Gilberto Figueiredo, a escolha da professora para assumir o cargo foi uma escolha pessoal dele e do prefeito Mauro Mendes.

“O requisito usado para a escolha foi a formação dela, que além de pedagoga é formada em administração e economia”, disse o secretário.

Marioneide Angélica é servidora efetiva da Secretaria de Educação há 26 anos. Desde fevereiro deste ano atuava como diretora de Gestão Educacional na Secretaria e anteriormente atuou como diretora da Escola Municipal de Educação Básica José Torquato da Silva, localizada no bairro Parque Residencial Coxipó. Foram 12 anos (de 1995 a 2000 e de 2005 a fevereiro de 2013) dedicados à gestão escolar.

“Desde que assumiu o cargo de diretora, Marioneide desempenhou muito bem o seu papel e o pouco tempo que tive de convivência aqui na Secretaria foi o suficiente para conhecer o seu trabalho e não ter dúvida de que tomei a decisão certa”, ressaltou o secretário.

O nome da professora como nova adjunta foi muito bem aceito pelos gestores das unidades escolares da rede. A diretora da escola Floriano Bocheneki, Ângela Pereira Cardozo, trabalhou com Marioneide Angélica na escola José Torquato e acredita que ela vai desempenhar muito bem seu papel, pois “é uma pessoa muito competente, dedicada e ética”.

As duas trabalharam juntas em 2006, como professora e diretora. “Nesse ano, a escola Torquato ficou sem coordenadora e a Marioneide fazia o trabalho administrativo e pedagógico sozinha. À noite ainda ministrava cursos para os professores”, disse a professora, acrescentando que a colega sempre teve uma ligação muito grande com a comunidade escolar. “Ela se envolvia com os problemas da comunidade, sempre tentando ajudar, inclusive problemas envolvendo drogas”.

A educadora atuou como professora do Ensino Fundamental, na área de alfabetização e nas turmas de 5º ano. “É onde atualmente necessita de maior acompanhamento pedagógico em virtude do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, observou.

Graduada em Administração de Empresas, Economia e Pedagogia, e pós-graduada em Recursos Humanos e Gestão Escolar, Marioneide Angélica também foi, por 12 anos, professora da Fundação Bradesco, nas áreas de Administração, Economia e Recursos Humanos.

Segundo ela, ao longo de seus 25 anos dedicados ao trabalho em unidades escolares, localizadas na periferia de Cuiabá, conviveu com inúmeros desafios sociais e econômicos, mas que puderam ser vencidos com um trabalho diferenciado na área de educação.

“Trabalho em equipe, comprometimento social e responsabilidade foram alicerces para a melhoria dos processos administrativos e pedagógicos das escolas por mim administradas”.

Ela diz que se sentiu lisonjeada ao receber o convite primeiro para assumir a Diretora de Gestão Educacional e que se sentiu desafiada.

“Sei da complexidade de uma gestão educacional no município de Cuiabá e acretito que por ter vivenciado a realidade de uma escola pública, em todos os aspectos, posso contribuir para a melhoria na qualidade de ensino de nosso município e na implementação de uma política educacional que de fato atenda as reais necessidades da escola”.

Ao ser convidada para assumir o cargo de secretária-adjunta, ela diz que se sentiu mais desafiada ainda.

“Em pouco tempo na Secretaria pude constatar que é possível lutar para a melhoria nos processos administrativos e pedagógicos da escola, tendo como foco o educando, que necessita de uma escola compromissada com a qualidade de ensino e com uma gestão democrática transparente, ética e solidária e de uma Secretaria articulada que priorize o pedagógico como condição para o seu sucesso organizacional”.

 

 

 

Repórter: Rosane Brandão – 3645-6578

Foto: Jorge Pinho