Educação /

03 de Maio de 2012 17h15

Primeiros Jogos Escolares: Ranulpho Paes de Barros e Francisval de Brito são campeões no futsal

03/05/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Equipes de quatro escolas da rede municipal de Cuiabá realizaram nesta quinta-feira, a final de futsal dos “Primeiros Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação (SME)”.

O evento foi realizado pela SME em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania com o objetivo de promover a saúde, a integração social, o intercâmbio cultural, a melhoria da qualidade de vida e da aprendizagem escolar, por meio do esporte, e conta com as modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, judô, xadrez, natação e atletismo.

De acordo com o coordenador dos jogos na SME, Sérgio Luiz Sales Zanelato, apesar de algumas dificuldades nessa primeira edição, houve uma participação expressiva das escolas do município. “Vinte e sete escolas se inscreveram nas diversas modalidades esportivas. Para nós, essa experiência foi um laboratório para que possamos melhorar as próximas edições”, comentou.

Uma das perspectivas para 2013, segundo o professor de educação física, é a implantação da categoria de 9 a 11 anos. Hoje participam dos jogos alunos acima de 12 anos. “É importante ressaltar que não exigimos da criança nada além do limite dela. O importante para elas é a participação e a integração com alunos de outras escolas”, explicou.

Sérgio destacou ainda a importância da portaria que regulamentou e implantou os Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, assinada no mês de abril pelas duas secretarias envolvidas na ação, e a parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania e o Conselho Regional de Educação Física. “Esse trabalho conjunto foi fundamental para essa realização”, concluiu.

Na avaliação do secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, a retomada dos jogos escolares este ano, ainda que tímida, é o primeiro passo para que a ação seja permanente na rede. “No ano passado adquirimos materiais e equipamentos para as competições. E nossa intenção é investir ainda mais, não só nos esportes coletivos, mas também nos individuais”, disse.

O secretário também destacou a importância do incentivo à prática esportiva que vem sendo implementada pelo Programa Escola de Tempo Integral nas escolas do município. “Todos nós sabemos das vantagens de se praticar esportes e o Educa Mais tem revelado talentos e valores nesse segmento. É fundamental destacar também o compartilhamento de experiências entre as escolas por meio dessas competições”, afirmou.

Para o voluntário do Educa Mais na escola municipal Floriano Bocheneki, no bairro Parque Atalaia, Odenil Valeriano, que é o técnico da equipe masculina e feminina de futsal da unidade, o fato de Cuiabá ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 tem estimulado muito a prática da modalidade nas escolas. “Iniciativas como os Jogos Escolares promovem integração entre as escolas e mais empenho dos alunos nos treinos, que encaram a competição com muita seriedade”, avaliou.

Na abertura dos jogos, estudantes das escolas Ranulpho Paes de Barros e Tancredo Neves fizeram apresentações da fanfarra e banda de percussão, além da ginástica rítmica.

Resultado final do Futsal dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá:

Categoria Masculino A:

1º Lugar - Ranulpho Paes de Barros

2º Lugar - Floriano Bocheneki

3º Lugar – José Luiz Borges Garcia

Categoria Feminino B:

1º Lugar – Francisval de Brito

2º Lugar - Floriano Bocheneki

3º Lugar – Orlando Nigro

 

Categoria Masculino B:

1º Lugar – Ranulpho Paes de Barro

2º Lugar – Firmo José Rodrigues

3º Lugar – Hélio de Souza Vieira