Educação / EDUCAÇÃO HUMANIZADA

12 de Outubro de 2017 10h20

Primeira-dama participa de entrega de Kits de brinquedos a 51 creches do município

12/10/2017

RUAN CUNHA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

As 51 creches municipais da rede educacional de Cuiabá agora passam a contar com kits completos de brinquedos, os quais serão utilizados para atividades lúdico-pedagógicas auxiliares ao desenvolvimento psicomotor das mais de 17 mil crianças matriculadas na Educação Infantil.

A entrega dos kits, realizada na creche Lucila Ferreira Lopes, nesta terça-feira (10), teve a presença da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que destacou como fundamental os brinquedos no processo de educação dos alunos.

“Esse é o mês da criança. Estamos levando brincadeira e entretenimento para as crianças cuiabanas porque é essencial para o desenvolvimento pessoal. Estimula a criança a experimentar, a descobrir, a criar e principalmente a aprender. Portanto, essa aquisição desses brinquedos, pela Secretaria de Educação, com certeza vai ser um diferencial na educação dessas crianças”, contou.

Nessa linha, a secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado, reforçou o trabalho referência no processo pedagógico do município mesmo diante da realidade da infraestrutura escolar deparada pela atual administração da Prefeitura de Cuiabá.

“Nossas unidades são modelo de ensino para qualquer lugar que vir nos visitar e sempre que vem alguém de fora, eu coloco a disposição. Pegamos a infraestrutura com 96 escolas caindo o teto na cabeça, mas nem por isso a qualidade do nosso ensino caiu”, ressaltou a secretária.

Brinquedos

Os kits são compostos de 02 escorregadores, 04 gangorras, 01 túnel lúdico, 01 conjunto de trave de futebol com bola e 01 conjunto de trave de vôlei com bolas. O investimento para cada unidade girar em torno de R$ 5,1 mil e o total é de exatamente R$ 260 mil.

“Uma creche mais equipada é sinal de maior desenvolvimento educacional porque a criança já tem mais vontade de vir para o espaço, pois até os pais sentem dificuldade de buscar os filhos com poucos brinquedos, imagina com uma gama maior. Eles não vão querem voltar para casa”, relatou à diretora da unidade Lucila Lopes, Angélica Barros, responsável por 138 crianças de zero a cinco anos.

Valdenice Gomes de Oliveira, mãe do aluno Gustavo, de 4 anos, ficou bastante satisfeita com a nova aquisição de materiais pedagógicos e lamentou o pouco tempo de uso do filho que está próximo da Pré-escola, próxima etapa escolar.

“Eu fico feliz por ter mais opções não só para meu filho, mas para todas as crianças brincarem. Ele adora brincar no espaço da creche mesmo com pouco brinquedo e agora com mais atrativos ele vai aproveitar, pena que pouco, pois é o último ano dele na creche”, contou.

A pasta de Educação tem atuado fortemente na proposta de humanização do prefeito Emanuel Pinheiro e neste mês, sob a ação do Outubro Feliz, os trabalhos estão voltados a homenagear o dia das crianças, dos professores e dos servidores públicos, datas comemoradas todas durante o mês.