Educação / FORMAÇÃO

14 de Agosto de 2018 16h45

Prefeitura revitaliza laboratório de informativa e promove oficinas para servidores

14/08/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Visando oportunizar aos profissionais da rede municipal de educação de Cuiabá o desenvolvimento de competências específicas em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), em apoio às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, a Prefeitura de Cuiabá revitalizou o laboratório de informática da Secretaria Municipal de Educação e está implementando um novo projeto de formação continuada na área. A proposta é oportunizar novos diálogos, vivências e experiências, por meio de oficinas de formação, possibilitando aos professores e gestores o uso dos recursos tecnológicos no ambiente educativo.

Na manhã desta terça-feira (14), o primeiro grupo composto por professores e um coordenador participou da formação sobre o uso de celular na produção de vídeo animação, técnica conhecida como “stop motion”. A técnica, que pode ser desenvolvida em computadores de mesa, notebooks ou smartphones consiste em uma animação criada a partir de uma sequencia de fotos. A oficina terá quatro encontros, totalizando 16 horas de atividades.

Além da oficina sobre “stop motion”, serão realizados outros encontros nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, de uso e produção de “MovieMaker”, HQ (Histórias em Quadrinhos), Lousa Digital, Google Forms e Jogos Educativos.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, falou sobre as ações desenvolvidas pela gestão, visando ampliar o  uso dos recursos tecnológicos na educação. “As novas tecnologias da Informação e da Comunicação tem provocado transformações sociais e desencadeado mudanças nas formas de construir e compartilhar o conhecimento. Pensar em educação, em políticas de formação e em currículo implica pensar também em ações que acompanhem essas transformações”, salientou a diretora.

A coordenadora de Formação da SME, Carmem Cinira Siqueira Leite, também falou sobre a iniciativa. “As formações estão sendo pensadas de forma contextualizada e em consonância com a proposta curricular da rede municipal e das unidades de ensino, buscando proporcionar aos profissionais a apropriação crítica desses recursos e a utilização das tecnologias disponíveis como instrumentos que possam contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e ampliação da inclusão e do letramento digital”, destacou a coordenadora.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, falou sobre as ações  inovadoras que estão sendo implementadas na gestão Emanuel Pinheiro. “Não basta equiparmos e levar a conexão às escolas. É necessário investirmos em formação continuada e em tecnologias educacionais. Dentro dessa perspectiva, estamos desenvolvendo estratégias e ações, no sentido de preparar os profissionais para que integrem a tecnologia ao seu saber específico, pedagógico e político social, ao mesmo tempo em que melhoramos a gestão  e o planejamento em benefício de uma formação integral, humanizada e inclusiva dos nossos alunos”, ressaltou Alex Vieira Passos. 

Programação

Nesta quarta e quinta-feira (dias 15 e 16), acontece a oficina de “stop motion”. Nos dias 21, 22 e 23, a oficina será de “Movie Maker”, técnica edição de vídeo que permite conjugar texto, som e imagem. Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a oficina será sobre a utilização da lousa digital, instrumento que permite o acesso a vídeos, conteúdos online e gravação de aulas entre outros.

Outras informações sobre as oficinas voltadas aos profissionais da rede municipal de Educação podem ser obtidas na Coordenadoria de Formação da Diretoria de Ensino da SME pelo telefone 3645 6596.