/

02 de Abril de 2012 11h04

Prefeitura lança obra da primeira creche no bairro Alvorada, em parceria com Grupo Amaggi

02/04/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054


A prefeitura de Cuiabá lançou a obra para a construção da creche “Mãe Nhara”, no bairro Alvorada, nesta segunda-feira (02-04). Esta é a primeira creche entregue ao bairro, que tem mais de 30 anos, e será construída com recursos do Grupo Amaggi e depois doada ao município. O evento fez parte da programação de comemoração do aniversário de 293 anos da capital.

Conforme o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Márcio Puga, a obra já começa nesta segunda-feira e será entregue em até 90 dias. Ele explicou que o local era uma casa que está sendo ampliada e revitalizada para melhor atender a população do Alvorada e região.

O secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto, contou que depois de pronta, a creche terá cerca de 70 vagas para crianças de 1 a 4 anos. “Esta será a 51ª creche municipal. Estamos muito acima da média nacional, que é de 17%, pois em Cuiabá, ultrapassamos 60% de crianças atendidas”, disse Permínio.

O vereador Antônio Fernandes, que é da região, agradeceu a iniciativa do prefeito Francisco Galindo, já que essa era uma necessidade antiga dos moradores do bairro. “Desde 2005 as mães não tinham onde deixar seus filhos, porque havia uma creche filantrópica, mas foi fechada naquele ano. Agora, finalmente, a comunidade poderá ficar sossegada e deixar seus filhos em um local preparado para receber as crianças”, declarou o vereador.

Para o presidente do Alvorada, Vanderlei Alves de Moraes, a construção da creche vai possibilitar uma melhoria na qualidade de vida dos moradores da região. “As mães vão poder voltar a trabalhar, pois havia uma situação difícil em que somente poucas crianças eram atendidas em creches nos bairros Paiaguás e Araés, e elas não tinham onde deixar seus filhos. Essa é uma iniciativa muito importante e as mães ficaram muito felizes com a notícia”, afirmou Vanderlei.

Histórico

Para a construção e reforma do local, o Grupo Amaggi apresentou o projeto, que está dentro das normas, e foi aprovado pela prefeitura. O alvará para o início da obra foi emitido no último dia 28 de março.

A Amaggi é responsável pela obra como uma medida mitigadora devido a construção da nova sede do Grupo, localizada no bairro. O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) apontou a necessidade de um maior número de vagas nas creches municipais da região.

O EIV é obrigatório para obras com mais de 10 mil metros quadrados, porque deve avaliar os impactos positivos e negativos da construção e, assim, encontrar formas de solucionar ou compensar os impactos negativos.

A creche está localizada na Rua Piauí, lote 14, quadra única, no loteamento Jardim Fernandes, no bairro Alvorada, em Cuiabá.