Educação / Educação

06 de Março de 2014 14h54

Prefeitura inaugura mais uma escola reformada com novo padrão

06/03/2014

ROSANE BRANDÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes inaugurou na manhã desta quinta-feira (06) a reforma da escola municipal de educação básica Eugênia Pereira de Mello, no bairro Vista Alegre. A unidade escolar é a segunda a passar por reforma através do Programa de Modernização da Infraestrutura da rede municipal de Educação.

Para a reforma geral da unidade a Prefeitura de Cuiabá investiu pouco mais de R$ 1 milhão.

Segundo o prefeito, além da reforma geral, a escola recebeu mobiliário e equipamentos novos, tudo para oferecer às crianças um ambiente digno e inspirador. 

“Quando se faz uma administração séria e focada é possível fazer as coisas acontecerem. O meu compromisso é fazer com que os recursos públicos sejam bem aplicados para que o cidadão se sinta respeitado sempre que entrar em um espaço público”, afirmou Mauro Mendes.

Conforme destacou o prefeito, a qualidade é o que se sobressai nas obras desta gestão. “Não importa o quanto vamos fazer, mas pode ter certeza que o que fizermos será com qualidade. Nesta escola, por exemplo, a qualidade estará presente por muitos anos e não teremos que voltar daqui a pouco para tapar goteiras”, pontuou.

A reforma geral da escola incluiu troca de toda a cobertura, com a instalação de telhado termoacústico; substituição do muro da entrada principal por telas galvanizadas; ampliação do espaço destinado ao Programa Mais Educação; adequação dos espaços para portadores de Necessidades Especiais (PNE); reforma do refeitório, cozinha, biblioteca, sala de informática e das cinco salas de aula, que também receberam revestimento cerâmico. 

A escola também ganhou nova fachada, reforma completa das instalações elétricas, hidráulica e sanitária; reforma do playground e execução de paisagismo.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, reiterou que a prefeitura está entregando uma escola transformada, totalmente remodelada. “Essa é a segunda escola entregue com esse novo conceito em reforma. Mas a nossa meta é desafiadora, pois pretendemos reformar ainda este ano em torno de 10 a 12 escolas como essa”, disse.

A diretora da escola, Loudenir Ferreira, enfatizou que a comunidade escolar vivenciou um sonho, pois há muito tempo aguardavam a reforma da unidade escolar. “Sabemos que a prática pedagógica é muito importante para o desempenho do aluno, mas quando a parte física da escola também é adequada o processo é muito melhor”, comentou.

O bisneto de dona Eugênia, Petronílio Fernandes de Mello, prestigiou a cerimônia de inauguração e falou da sua emoção em presenciar a reforma da escola que leva o nome da bisavó. “A minha emoção hoje é dobrada. Primeiro, por estar aqui presente representando a família de minha bisavó e, segundo, por compartilhar a reforma da escola que tanto sonhamos. Fui diretor desta unidade por 20 anos e sei o quanto é importante para a comunidade uma reforma como essa”, disse o professor, lembrando que seus bisnetos também estão matriculados na unidade de ensino.

O deputado estadual Emanuel Pinheiro disse que a gestão vem imprimindo um novo ritmo de fazer as coisas e gerir o recurso público. “Essa reforma representa um novo ciclo da educação pública de Cuiabá”.

O secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, lembrou que a intenção dessa gestão é deixar um legado para a população cuiabana e a reforma dessa escola representa bem essa intenção.

“Nada mais importante que cuidar do futuro das nossas crianças e jovens. Nosso compromisso é trabalhar com seriedade e tratar as pessoas com respeito”, destacou o secretário.

O evento contou com a presença de boa parte do secretariado municipal, líderes comunitários e representantes de órgãos e entidades do setor da educação.

Histórico - A Escola Municipal de educação Básica Eugênia Pereira de Mello foi criada através do Decreto Lei Nº 1485 de 30 de junho de 1986, na gestão do prefeito Estevão Torquato da Silva e da secretária Municipal de Educação Serys Marly Slhessarenko.

Dona Eugênia Pereira de Mello nasceu em 1898 nas proximidades da Figueirinha, hoje Parque Cuiabá. Em 1950 mudou-se para o Arraial das Corujas, hoje jardim Vista Alegre. Ela era muito conhecida no bairro por ser benzedeira e cuidar de algumas crianças do bairro para as mães trabalharem fora. Dona Eugênia faleceu no mesmo ano de criação da escola, em 1986, aos 88 anos de idade. 

Atualmente a unidade escolar atende cerca de 200 alunos, matriculados na pré-escola. A escola tem como equipe gestora Loudenir Ferreira (diretora), Lourdes de Fátima (coordenadora) e Jairo Fernandes (secretário).