Educação / Começando cedo

29 de Junho de 2015 16h55

Prefeitura encerra primeira etapa do projeto Agente Mirim de Combate à Dengue

29/06/2015

ROSANE BRANDÃO

SME

A Prefeitura de Cuiabá encerra nesta terça-feira (30), o primeiro ciclo de palestras do projeto Agente Mirim de Combate à Dengue. Nessa primeira etapa, o projeto beneficiou 4,7 mil alunos de 6 a 14 anos de 18 escolas municipais.

O projeto é realizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, leva às escolas municipais palestras informativas sobre a problemática dos vetores da dengue e da febre chikungunya.

Nesta segunda-feira (29) a equipe de agentes de controle de endemias do setor de educação em saúde esteve na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães e na terça-feira (30) estará na escola Dom Bosco, do Praeirinho. 

O objetivo do projeto é oportunizar aos alunos o acesso a conhecimentos que os incentivem a participar efetivamente de ações que combatam o foco do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, despertando valores e aprimorando uma relação saudável com o meio em que vivem.

Durante as palestras, a equipe de agentes explica aos alunos como funciona o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti. Explica também sobre os sintomas das doenças e os cuidados com a limpeza dos terrenos e casas para evitar os criadouros. Todos os alunos recebem folders e cartilhas educativas sobre o assunto.

“A escola tem papel importante nesse processo para sensibilizar a comunidade. Se cada uma fizer a sua parte será possível controlar o mosquito”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.