/

01 de Abril de 2013 16h10

Prefeitura de Cuiabá libera licença-prêmio a mais de 500 servidores da Educação

01/04/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

Quinhentos e treze professores e funcionários da rede municipal de ensino de Cuiabá poderão usufruir, ainda no primeiro semestre deste ano, do benefício da licença-prêmio, que é concedido ao servidor público a cada cinco anos de efetivos serviços prestados.

Essa é a determinação do secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, após a verificação de que há mais de 2,5 mil funcionários do município com licenças publicadas na Gazeta Municipal, mas que não foram autorizados a desfrutar do direito. “Ainda esta semana, assinarei mais 500 licenças para publicação no expediente oficial do município”, informou.

Na avaliação do secretário, o benefício é um direito do servidor que deve ser respeitado. “Não é favor conceder licença para o funcionário, tendo em vista que é algo previsto em legislação, ou seja, um direito garantido. Vamos tratar esse assunto com muita seriedade e respeito”.

As 513 licenças significam um investimento de R$ 2,2 milhões em contratação de profissionais que atuarão, por três meses, no lugar dos servidores licenciados.

Outra decisão da atual gestão da capital é promover a celeridade dos processos de aposentadoria dos trabalhadores que já possuem o direito ao benefício. “Sabemos que hoje existem 200 processos de aposentadorias parados e queremos agilidade também nesse direito. Já realizamos uma reunião com a Secretaria de Gestão e o Cuiabá-Prev, para realizarmos um trabalho junto à Procuradoria Geral do Município para que esses processos também ganhem agilidade.”, explicou.

Segundo o secretário, a cada lote de publicação de aposentadoria, a prefeitura pretende realizar uma cerimônia para agradecer aos trabalhadores aposentados os anos de contribuição com o serviço público municipal. “Os servidores se aposentam de forma muito fria. O prefeito Mauro Mendes já determinou que façamos um evento de reconhecimento ao maior patrimônio que temos, que são os nossos servidores”.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoal da Secretaria de Municipal de Educação, Dilma Alves da Silva, as ações que estão sendo implementadas na rede municipal pela atual gestão estão alinhadas com as aspirações dos servidores, além de ser uma maneira de reconhecer o trabalho desenvolvido por eles. “É um avanço o secretário atender a essas solicitações. Dessa forma, a prefeitura mostra sensibilidade com as necessidades dos servidores públicos municipais”, observou.