/

04 de Outubro de 2011 16h15

Prefeitura de Cuiabá iniciará a construção de sete centros de educação infantil

04/10/2011

Secom Cuiabá - 3645-6054


Prefeitura de Cuiabá está iniciando a construção de mais sete centros de educação infantil, que irão atender a aproximadamente 1.570 crianças.
Os centros serão construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com investimentos superiores a R$ 8 milhões, as novas unidades oferecerão vagas da creche à pré-escola , zero a cinco anos.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho disse que a proposta da administração do prefeito Chico Galindo é cada vez mais ampliar a oferta de vagas nas unidades escolares.

As unidades seguem um projeto-padrão, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância. Cada centro de educação infantil tem capacidade em dois turnos, de atender 224 crianças divididas no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até três anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

 Os sete centros, cujos processos licitatórios foram concluídos, beneficiarão os bairros Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90. Permínio Pinto Filho ressalta a importância da parceria com o governo federal e do apoio de parlamentares mato-grossenses, com suas emendas, para a execução dessas obras. Somente nos primeiros quatro centros de educação infantil que estão sendo construídos será possível aumentar a oferta em 896 vagas.

 As edificações seguem projeto-padrão e oferecerão toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso.           

 O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos centros de educação infantil.

Centros em construção

No total, serão até o final de 2012, 11 novos centros de educação infantil em Cuiabá. Isto porque, além desses sete novos centros de educação infantil, a prefeitura de Cuiabá está finalizando outras quatro unidades, sendo que a primeira, no Bairro Liberdade, Região Sul de Cuiabá, será inaugurada ainda neste semestre. Os primeiros quatro centros, que estão em fase de construção, beneficiarão os bairros Passaredo, Pedra 90, Liberdade e Paiaguás.