Educação /

23 de Outubro de 2012 14h00

Prefeitura de Cuiabá entrega reforma de creche do Jardim Vitória

23/10/2012

Giovania Teixeira Duarte (65) 3645-6578

A comunidade do bairro Jardim Vitória recebeu nesta terça-feira (23-10), da prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), as obras de reforma da Creche Municipal Maria Lygia Borges Garcia, durante uma cerimônia que reuniu alunos, pais e funcionários.

A unidade de ensino atende 50 crianças da região e passou por uma reforma geral, como reparo nos sistemas hidráulico, elétrico, e manutenção do piso, telhado e pintura.

As intervenções foram realizadas pela construtora BC Genera, grupo chileno que faz investimentos na construção de condomínios na rodovia que liga Cuiabá ao Distrito da Guia. Os serviços integram um Relatório de Impacto de Vizinhança e o investimento soma R$ 110 mil.

Segundo a secretária adjunta de Educação, que no ato representou o prefeito Francisco Galindo e o secretário Silvio Fidélis, a reforma da creche Maria Ligia de Borges Garcia faz parte de um conjunto de obras que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá nas unidades de ensino da capital, com a proposta de melhorar a infraestrutura das creches e escolas da rede. “Nossa rede tem crescido a passos largos. Por isso, o investimento nos Centros de Educação Infantil. Hoje temos um centro inaugurado e 11 em construção. Outros 12 estão com as obras iniciadas e estamos alocando espaço para a construção de mais 28 centros”.

Na opinião secretária, essas ações encaminham as crianças para o futuro e proporcionam qualidade na educação ofertada. “Damos mostras que Cuiabá é uma cidade que acolhe e converge para a educação”.

“Esse é um sonho de toda a comunidade que se realiza”, afirmou a diretora da creche, Zânia de Fátima Alves de Souza, ao se referir às intervenções feitas na unidade. “Acredito que uma educação de qualidade não se faz apenas com profissionais competentes. É importante uma infraestrutura que atenda nossas crianças com conforto e segurança. Essa reforma veio atender nossas necessidades”, completou.

O representante da BC Genera, Edmur Miglioli, destacou a receptividade que a empresa teve na capital e afirmou que a obra foi muito gratificante a corporação. “Os investimentos aplicados nessa obra, ao longo dos anos, se refletirão em nossas crianças”.

A ex-primeira dama de Mato Grosso, esposa do ex-governador Garcia Neto, falecido em 2009, que empresta o nome à creche, Maria Lygia Borges Garcia, também esteve presente à inauguração.

Maria Lygia foi uma das idealizadoras e primeira presidente da Prosol. Frente à instituição, ela abriu uma fábrica de leite de soja para atender as demandas da população mais carente. Ela fundou também a Casa do Pequeno Trabalhador, que prestava assistência médica, educacional e profissional às crianças do estado.

Também participaram do evento o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, a diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, o diretor Administrativo e de Patrimônio, Odovaldo Forte Daltro, o diretor Geral Administrativo e Financeiro, Nilton Ribeiro Valadão, do promotor de Justiça, Gerson Barbosa, do deputado federal Júlio Campos, além de diretores da BC Genera.