Educação /

14 de Junho de 2012 17h27

Prefeitura de Cuiabá e TRE serão parceiros nas Eleições 2012

14/06/2012

Waldemir Félix - (65) 3645-6578


A prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), formalizou com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), um acordo de cooperação técnica para a formação de auxiliares da Justiça Eleitoral, através do Programa Mesário Voluntário, que visa a formação de um cadastro de auxiliares da Justiça Eleitoral.
 

O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, explica que, pelo acordo de cooperação técnica, profissionais da Educação de Cuiabá participarão nas eleições como mesários ou auxiliares, recebendo certificados que valerão para fins de contagem de pontos na atribuição de aulas. 

O Programa Mesário Voluntário será um importante instrumento para as eleições deste ano, pois a Justiça Eleitoral depara-se com dificuldades em relação à convocação e intimação de pessoas para a composição da mesa receptora de votos. O projeto propõe alternativas para que este trabalho de recrutamento torne-se fácil, pois o Cartório Eleitoral contará com pessoas que trabalharão de forma espontânea e consciente. Além disso, a Justiça Eleitoral poderá fazer uma rigorosa fiscalização, contando com o trabalho voluntário e qualificado de profissionais da Educação. 

O programa fortalece o processo democrático, como destaca a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Serli Marcondes Alves, ressaltando a importância desse trabalho espontâneo que, inclusive, será levado como exemplo para as escolas, onde as crianças podem crescer aprendendo sobre a importância de participar do processo eleitoral e da consolidação da democracia de um modo geral. 

A opinião é reforçada pelo juiz auxiliar Jorge Tadeu Rodrigues, que procurou destacar as mudanças pela qual está passando o país, avançando nos mais diferentes campos e, dentro desse conceito, o voluntariado é fundamental. 

Permínio Pinto Filho, agradecendo a parceria do TRE, lembrou de outros programas que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve com voluntários, como é o caso do programa “Amigos da Escola”, em parceria com a TV Centro América, afiliada da Rede Globo de Televisão e o Agente Mirim de Combate a Dengue. 

A reunião para assinatura do termo de cooperação técnica contou com a participação da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, do diretor financeiro da SME, Nilton Ribeiro Valadão e do assessor de gabinete do secretário, Alfredo Ojima.