Educação /

16 de Agosto de 2013 15h44

Prefeitura de Cuiabá é finalista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

16/08/2013

Rosane Brandão

A qualidade da alimentação escolar servida nas escolas e creches da rede municipal colocou o município de Cuiabá entre os melhores do país. Os bons resultados garantiram para a Prefeitura de Cuiabá classificação na final da 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

O prêmio é uma atividade do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero, que busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), criado pelo Governo Federal.

Pelo menos 68 mil refeições são servidas diariamente para atender quase 48 mil alunos das 144 unidades escolares de Cuiabá.

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, Cuiabá tem realizado um ótimo trabalho nas escolas e creches municipais, sempre procurando oferecer uma alimentação saudável e balanceada, colaborando com a melhoria da aprendizagem. “Os nossos cardápios são preparados por uma equipe de nutricionistas e gastrônoma, que procura aliar uma refeição nutritiva e saborosa, conquistando o paladar das crianças”.

A Prefeitura de Cuiabá se inscreveu nas categorias eficiência e educação alimentar e nutricional; valorização profissional das merendeiras; valorização da agricultura familiar; e participação social.

Na próxima semana, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) farão uma visita nas unidades escolares de Cuiabá para conferir de perto como é desenvolvido o trabalho de alimentação escolar. O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de premiação será realiza no mês de novembro, em Brasília.

Conforme a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Mônica Rosa da Silva, ter Cuiabá como finalista do prêmio é um reconhecimento do trabalho da equipe da Coordenadoria de Nutrição que procura seguir as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, visando o bem estar físico e intelectual dos alunos.

Segundo a nutricionista, a equipe de nutrição escolar realiza também nas escolas e creches um atendimento individualizado às crianças com patologias relacionadas à nutrição, como, por exemplo, a intolerância a lactose.

Nas creches, que oferecem atendimento integral, as crianças recebem cinco refeições diárias, pois ficam na unidade em tempo integral. Os alunos da educação infantil são alimentados duas vezes em cada turno, quando chegam e com o lanche especial no horário do recreio. Para as crianças do ensino fundamental é servida uma refeição na hora do recreio.

Ao menos 30% dos recursos da alimentação escolar em Cuiabá são destinados a aquisição de produtos da agricultura familiar.