/

07 de Abril de 2011 10h00

Prefeitura de Cuiabá amplia número de salas de aula em escola do CPA III

07/04/2011

Ângela Jordão e Giovania Teixeira Duarte - Assesso

A Secretaria de Educação de Cuiabá inaugurou, ontem (06-04), quatro novas salas de aula destinadas a Educação Infantil, na Escola Municipal Tenente Octácilio Sebastião Cruz, localizada no CPA III. A escola conta atualment com 531 alunos, que estudam nos períodos matutino e vespertino. As novas salas irão atender a 192 alunos com idade entre quatro e oito anos.

 

As quatro novas salas foram construídas pela Prefeitura de Cuiabá com recursos próprios, no valor total de R$ 130 mil. Além das novas salas de aula, a obra conta também com dois banheiros adaptados para a modalidade de ensino, além de área coberta.

 

Durante a solenidade de inauguração, que contou com a participação dos alunos do período vespertino, a diretora da escola, Marinalva de Barros Neves, explicou que a Octácilio Sebastião Cruz tem obtido notas acima da média no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Na última prova do IDEB, alcançamos o índice de 5,5, acima da média nacional. Nesta escola, temos três destaques: a nota do IDEB, uma gestão escolar fortalecida e comprometida com o aprendizado e a participação dos pais”, destacou a diretora.

 

O secretário de Educação de Cuiabá, Permínio Pinto, lembrou que a Educação Infantil é prioridade da gestão do prefeito Francisco Galindo.  O secretário destacou que, a Prefeitura de Cuiabá está construindo quatro Centros de Educação Infantil, que irão atender as crianças de todas as regiões da capital.

 

Permínio agradeceu o empenho e a participação de todos, diretora, professores e servidores, responsáveis pelo desempenho acima da média no IDEB obtido pela Escola Municipal Tenente Octácilio Sebastião Cruz. “Quero parabenizar a diretora e os professores, que são os verdadeiros responsáveis pela construção destas salas, foram eles que lutaram por isso”, pontuou.

 

No ano de 2010, a Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) atendeu a 4.733 crianças, nas creches municipais, e mais 2.496 atendimentos em convênio com entidades filantrópicas, totalizando 7.229 matrículas. Na pré-escola, exclusivamente em unidades municipais, foram atendidas 9.496 crianças. Assim, o total de atendimento na educação infantil foi de 16.725. Já em 2011, o município de Cuiabá ampliou a oferta em 1.100 vagas, em diferentes regiões do município, totalizando 12.214 crianças atendidas na Educação Infantil.