01 de Agosto de 2013 17h38

Prefeitura busca recursos com FNDE para investimentos na educação

01/08/2013

Rosane Brandão

A Prefeitura de Cuiabá está pleiteando com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recursos para a reforma de 72 unidades escolares e a construção de mais 54 creches. Os recursos também serão destinados para ampliação de 25 escolas.

A solicitação de recursos foi feita ontem (31) pelo prefeito Mauro Mendes e o secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, durante reunião em Brasília com o presidente do FNDE, José Carlos de Freitas. A reunião contou também com a presença do chefe do Escritório de Representação de Cuiabá em Brasília, o advogado Rodrigo Figueiredo.

Os gestores de Cuiabá apresentaram ao FNDE o Plano de Ações Articuladas (PAR), no qual o município pleiteia os recursos para as obras de reformas e construções das unidades escolares.

Segundo o secretário Gilberto de Figueiredo, os recursos serão destinados para a reforma de 68 escolas do ensino fundamental e quatro de educação infantil, totalizando 72 unidades. Além disso, serão construídas oito escolas do campo, que vão substituir as já existentes.

Os recursos também incluem a construção de 32 novas creches e a continuidade das obras das 22 que estavam em fase de construção e foram paralisadas por problemas jurídicos e de licenças.

“Já resolvemos essa questão com o FNDE e esses problemas serão sanados. Com isso podemos confirmar que Cuiabá será beneficiada com a construção de 54 novas creches”, disse Gilberto.

PAR – O Plano de Ações Articuladas é um instrumento é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do Ministério da Educação (MEC), por meio do FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.