Educação / INFRAESTRUTURA

02 de Fevereiro de 2017 17h09

Prefeito garante início das aulas dia 6 em todas as unidades de ensino

02/02/2017

Glaucia Colognesi

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Após detectar situação crítica em 96 das 161 unidades educacionais de Cuiabá, sendo que 36 delas necessitam de reparos urgentes e outras 17, estão consideradas em estado gravíssimo,  o prefeito Emanuel Pinheiro, anunciou nesta quinta-feira (02), durante coletiva de imprensa, que está realizando ações emergenciais e garantiu que as 58 mil crianças da rede retornarão as aulas na próxima segunda-feira (06), seguindo o calendário.   

Além disso, o prefeito anunciou que está em busca de recursos federais para um programa de reforma geral nessas 96 unidades que estão com a infraestrutura precária. Segundo ele, serão necessários cerca de R$ 57,7 milhões para a ação. 

“A prefeitura não tem esse recurso, mas já conversamos com parte da bancada federal, o senador Wellington Fagundes e os deputados federais Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, para articular isso junto ao MEC”, frisou. 

Emanuel ressaltou que os relatórios fotográficos revelam a situação de abandono em que foram deixadas mais da metade das unidades educacionais ao longo de 20 anos. Uma delas é a escola municipal Elza Luíza Esteves, no bairro Canjica, que possui rachaduras nas paredes e nos pisos, telhado, forro e fiação elétrica danificados, além do muro que está desabando.

Nessa escola, para não prejudicar o início do ano letivo, o prefeito anunciou que fará interdição parcial, e iniciará as obras pela cozinha e banheiros. A escola também receberá três salas móveis. Além desta, destaca-se ainda a EMEB Irmã Maria Betty, no bairro Novo Mato Grosso, que já está interditada parcialmente com tapumes devido a um incêndio ocorrido há dois anos. 

“Essa situação é muito delicada e se não houvesse uma ação rápida do município poderia comprometer o retorno das aulas em dezenas de unidades de ensino. Este é um fato que eu não considero normal e jamais iria permitir”, afirmou o prefeito. 

Ao lado da secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, o prefeito também informou que dará continuidade a um processo licitatório de R$ 20 milhões, iniciado na gestão passada, para substituição de cobertura e instalações elétricas de 50 unidades. Esses recursos a Prefeitura já possui em seu orçamento, pois é um dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).  

Faltam agora os recursos para a licitação das reformas gerais de alvenaria. Essas reformas devem incluir banheiros, cozinhas, vedações, esquadrias, revestimentos, drenagem, reservatórios e sistema de tratamento de esgoto das 96 unidades.

Para Emanuel, tal situação não é culpa do ex-prefeito Mauro Mendes, haja vista que, boa parte das unidades apresentadas não recebem cuidados há cerca de 20 anos. “Essas unidades não recebem reforma geral desde que foram inauguradas. Ou seja, sobreviveram de “remendos e gambiarras” como ações paliativas. Seria injusto atribuir essa conta ao Mendes”, declarou.