Educação /

25 de Abril de 2012 17h00

Prefeito Francisco Galindo e secretário de Educação discutem pauta com Sintep/Cuiabá

25/04/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME - 3645-6578


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, estiveram nesta quarta-feira (25-04) na sede do Sintep/ Subsede de Cuiabá, e se reuniram com a diretoria da entidade para discutir questões relacionadas aos trabalhadores da rede de ensino da capital, como licença-prêmio, elevação de nível e aposentadoria.

Uma das reivindicações do sindicato ao prefeito e ao secretário foi maior agilidade na publicação dos processos dos servidores junto à administração. O chefe do executivo municipal se prontificou em encaminhar a solicitação e dar uma resposta para a entidade até o próximo dia 11 de maio.

Na oportunidade, Galindo afirmou que uma das ações para dinamizar as publicações dos direitos dos trabalhadores é a digitalização dos documentos desses funcionários. “A prefeitura tem investido em tecnologia e toda vida profissional dos servidores, de 1994 pra cá, já está digitalizada. Isso acelera esse trabalho”.

O prefeito lembrou ainda de outras ações da atual administração que beneficiam os trabalhadores da educação e a população. “Em 2011, por exemplo, os servidores do município tiveram um ganho real nos salários, além da inflação. Este ano, 74 unidades de ensino da rede passarão por reformas. Também estamos adquirindo serão 8 mil tablets para serem distribuídos entre os alunos do Ensino Fundamental do município, e novos ônibus escolares. “Já avançamos muito, mas ainda temos muito a fazer”, ponderou

Quanto à licença-prêmio, a presidente do sindicado, Helena Maria Bortolo, afirmou que a reformulação da Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Municipal, “premia os bons profissionais”. “Defendemos a licença para aqueles que têm direito, para quem tem compromisso com a educação”.

Na avaliação do secretário de educação, a reunião foi positiva e as a pautas solicitadas pelo sindicato foram encaminhadas já com data de resposta. “Foi uma discussão produtiva e de alto nível em que também nos foi informado que o professor da rede, João Custódio da Silva, é candidato à presidência do sindicato, com a saída da professora Helena em junho”.

Também participaram do encontro a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, o diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gilberto Fraga de Melo, o diretor Geral Administrativo e Financeiro, Nilton Ribeiro Valadão, e diretora de gestão de pessoas da, Dilma Alves da Silva.