/

10 de Julho de 2013 09h55

Prefeito empossa novos membros do Conselho Municipal de Educação

10/07/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

O prefeito Mauro Mendes empossou nesta terça-feira (9) a presidente e os novos membros do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá. A professora Regina Lúcia Borges Araújo vai atuar à frente da instituição nos próximos dois anos (2013 a 2015).

Regina Lúcia é servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e foi reeleita presidente da entidade, que tem caráter deliberativo, normativo e consultivo.

Conforme destacou a nova presidente, o Conselho é responsável por legislar e fiscalizar as instituições públicas e privadas do ensino básico do município. “Compete a este colegiado, entre outras atribuições, autorizar o funcionamento das instituições de ensino”.

Regina Lúcia lembrou que já são 27 anos de carreira dedicados à educação. Nesse período ela atuou em vários cargos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde também foi servidora efetiva e hoje está aposentada. Ainda no Estado, a professora atuou no setor educacional das Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Justiça.

O prefeito Mauro Mendes elogiou o trabalho da professora à frente do Conselho. “Sei da sua dedicação por esse trabalho, que se dispôs a fazer, e hoje estou aqui para demonstrar o carinho que tenho pela educação de Cuiabá e também pela senhora”.

Mauro Mendes falou ainda da perspectiva que tem em transformar a educação pública de Cuiabá. “O retrato do Brasil é de um país que precisa mudar. Cresci ouvindo que a educação é o futuro de nosso país, mas para isso se concretizar é preciso garantir uma educação pública de qualidade e de acesso para todos”.

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, também elogiou o trabalho da presidente do Conselho e de sua equipe. Ele ressaltou ainda que nos seis meses à frente da Secretaria sempre encontrou apoio do Conselho para comandar as questões que envolvem a educação de Cuiabá.

“Sei do seu compromisso com a educação do nosso município e sei que não vai faltar apoio da sua equipe para que possamos continuar desenvolvendo um bom trabalho”, disse o secretário, acrescentando que o Conselho tem sido uma ampliação da Secretaria Municipal de Educação.

O promotor de justiça do Ministério Público Estadual, Miguel Slhessarenko, também prestigiou o evento. Ele destacou que nunca se falou tanto, como nos últimos dias, em democracia participativa e um dos papeis do Conselho é justamente concretizar essa democracia.

“O Conselho é de extrema importância para a educação e a senhora sempre foi comprometida com esse setor em nosso município. Pode ter certeza que Ministério Público sempre será um parceiro do Conselho e vamos trabalhar juntos”.

Para o cargo de vice-presidente do Conselho foi eleita a professora Sueli Barbosa dos Reis, que representa o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Cuiabá.

O conselho municipal é composto por 16 conselheiros, sendo quatro representantes da Secretaria Municipal da Educação, dois do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, dois dos pais e dois dos estudantes das escolas da rede municipal, dois representantes dos professores da Educação Básica, dois diretores da rede pública de Cuiabá, um do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinep), e um Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae).

Tablet - Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação também entregou tablets para todos os conselheiros. A iniciativa faz parte do projeto “Tablet, um mundo em suas mãos”, que está beneficiando todos os professores e secretários de escolas da rede municipal de Cuiabá com o aparelho.

Prestigiaram o ato de posse representante do gabinete do Deputado Emanuel Pinheiro; representante do gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, João Emanuel; a secretária-adjunta da SME, Marioneide Angélica Kliemaschewsk; presidente da Câmara de Educação Básica, professor Walter Miranda; presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Agnaldo Garrido; além de servidores da SME e do Conselho.

 

Repórter: Rosane Brandão – 3645-6578

Foto: Jorge Pinho