Educação / Gestão democrática

21 de Dezembro de 2016 17h30

Empossados gestores que vão atuar nas unidades educacionais nos próximos três anos

21/12/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes empossou na noite de terça-feira (20), 459 novos gestores, que vão atuar nas 160 unidades educacionais da rede municipal nos próximos três anos (2017 a 2019). 

Foram empossados diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, creches e centros municipais de educação infantil (CMEIs) e secretários de escolas e CMEIs.

Coforme destacou o prefeito Mauro Mendes, esses gestores terão grandes desafios e muita responsabilidade pela frente, mas tem certeza que eles saberão conduzir as unidades da melhor forma possível. “Estou honrando com o meu compromisso de ser prefeito dessa cidade, entregando uma Cuiabá muito melhor do que aquela que recebemos há quatro anos, principalmente na área da educação onde avançamos muito. E sei que tudo isso só foi possível graças ao profissionalismo e empenho de todos os profissionais da educação. E tenho certeza que esses gestores continuarão trabalhado e fazendo muito pela educação de nossas crianças”, destacou o prefeito. 

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou que o processo eleitoral para a escolha dos novos gestores foi realizado de acordo com a nova Lei de Gestão Democrática, aprovada pela Câmara de Cuiabá em 2015, que reformulou a Lei de Gestão Democrática das Unidades de Creches (Lei Nº 4.998 de 2007) e a Lei de Gestão Democrática das Unidades Escolares (5.029 de 2007).

“Ao longo dos anos a educação de Cuiabá se tornou única e de qualidade. E é importante destacar que esse sucesso é fruto do trabalho de todos os profissionais da educação e tenho certeza que esse sucesso continuará na nossa rede, independente do novo prefeito”, observou a secretária. 

O ex-secretário municipal de Educação e vereador eleito, Gilberto Figueiredo, também participou do evento de posse e destacou a importância do momento para a educação de Cuiabá. “Esse é um processo burocrático, democrático e meritocrático, mas importante para a melhoria da educação. Estaremos na torcida para que esses gestores continuem fazendo um grande trabalho”.

A escolha dos novos diretores e coordenadores ocorreu no dia 25 de novembro, por meio de processo eleitoral. Já os secretários foram selecionados por meio de processo seletivo. 

Para a professora Genice Conceição, diretora eleita na Escola Municipal Moacyr Gratidiano Dorilêo, no bairro Parque Ohara, o processo eleitoral nas unidades educacionais é de grande importância, pois é um momento em que os pais têm a oportunidade de exercerem a democracia. “Os pais participam desse processo, decidindo pelo futuro educacional de seus filhos”.

A nova coordenadora da Escola São João Bosco, Suelene de Rezende, destacou que a gestão democrática é um dos maiores avanços da educação, conquistada nos últimos anos. “Esse processo é importante tanto para a comunidade escolar quanto para os profissionais das unidades. Para nós gestores é importante pela lisura do processo. Além disso, a comunidade participa e tem respaldo dentro da unidade de ensino”.

“Essa nova etapa será um grande desafio para todos nós, mas se conduzirmos o trabalho pautado nas diretrizes, no trabalho coletivo e na ética, com certeza teremos sucesso”, disse a nova diretora da Escola Maria Eunice, Léia Laura de Souza. 

Prestigiaram o evento o secretário de Governo e Comunicação, João Batista deOliveira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina lúcia Borges, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/Cuiabá), João Custódio, o vereador Adevair Cabral, além dos profissionais da Educação.