/ ACESSIBILIDADE

15 de Fevereiro de 2017 01h24

Prefeito e secretária dialogam com sociedade melhorias para a Educação Especial

15/02/2017

Glaucia Colognesi

Marcos Vergueiro

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Educação, Mabel Strobel, dialogaram com a sociedade organizada na noite de terça-feira (14), sobre diversas melhorias para a Educação Especial.

Uma das novidades, acordadas em reunião é a formação de todos os envolvidos no processo de inclusão do aluno especial. Essa formação não será voltada apenas às Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs) que atuam nas salas multifuncionais como era de costume nas gestões passadas, mas também ao professor de referência - este último é aquele professor que fica na sala em contato diário com o aluno.

O prefeito também decidiu editar um decreto determinando parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para emissão de laudos de crianças especiais. A dificuldade socioeconômica, de locomoção e de discernimento de algumas famílias tem dificultado o acesso ao documento obrigatório para que, aqueles alunos especiais tenham direito a uma Cuidadora de Alunos com Deficiência (CAD). "Quero aproximar a prefeitura do cidadão, tornar os serviços públicos mais humanizados e inclusivos. Peço a confiança dos vocês, vamos superar as dificuldades", afirmou Emanuel.

Outra proposta apresentada, desta vez pela secretária Mabel, foi a elaboração de uma política que promova na prática a verdadeira inclusão do aluno com deficiência. E um dos pilares desta política, também seria a formação. "A inclusão hoje possui lacunas que queremos sanar. Com a consultoria de neuroeducadores, queremos fazer uma forte formação de CADs, TDIs e ADIs para realizar uma educação realmente inclusa e para estimular ao máximo a aprendizagem de nossos alunos especiais", explicou.

Aparando as Arestas

Os gestores foram bastante cobrados pelos pais de alunos especiais e representantes de associações de amigos dos autistas, de amigos de pessoas com Síndrome de Down e espinha bífida. Contudo, ao final da reunião, todos saíram satisfeitos com a receptividade e boa vontade do prefeito e da secretária em dar os encaminhamentos para promover as mudanças necessárias.

A promotora Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, mãe de uma criança especial, saiu satisfeita da reunião. "O prefeito e a secretária de Educação tiveram problemas de transição de gestão, foi um diálogo sincero, acreditamos que estas ações serão implantadas. Os gestores nos mostraram que estão envolvidos com a causa. E é importante continuarmos esse diálogo com todas as entidades envolvidas. A gente não pode ficar preso às lacunas da legislação, a gente precisa ter bom-senso e por analogia atender a todos dentro dos limites legais", avaliou.

Solanyara Nogueira, associada à Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) se manifestou positivamente ao final do encontro. "Parabenizo vocês pela explanação. Nós já vimos mudanças. Desde que comecei na rede é uma luta para o professor de referência ter formação", assegurou.

Questões superadas

A maioria dos questionamentos no início da reunião foi em razão de situações mal encaminhadas pela gestão passada e que, por isso, geraram a precariedade dos serviços de transporte escolar de alunos especiais para a equoterapia no mês de janeiro. Situações semelhantes também ocasionaram a carência de Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs) para acompanhamento mais de perto de todos os alunos especiais durante estas duas primeiras semanas de aula, do início do ano letivo.

As duas situações são resultado de fim de contrato e exonerações de motoristas e CADs temporários da rede e dos prazos legais que tiveram que ser respeitados para que a SME pudesse providenciar novo processo seletivo simplificado/contagem de pontos. Outra situação que também dificultou o transporte escolar para a equoterapia em janeiro foram as vistorias obrigatórias realizadas na frota.

Além disso, a diretoria de transporte da SME, contou que havia acordo firmado entre a gestão passada e os pais para que estes assumissem a responsabilidade do transporte dos filhos para a cavalgada no período de férias escolares.

A secretária Mabel informou que o desfalque de quadro técnico começa a ser sanado, nesta semana, com a avaliação e convocação de profissionais classificados em processo seletivo simplificado/contagem de pontos.

O prefeito se mostrou sensibilizado com a situação. "Eu me coloco no lugar de vocês para entender as expectativas, ansiedades, emoção e o sofrimento de um pai. Eu também sou pai. Para mim é uma oportunidade única de poder melhorar a vida das pessoas e da cidade. A nossa orientação ao secretariado hoje foi neste sentido, de dialogar, porque tudo que é feito no órgão é para as pessoas. Vocês podem confiar nesta equipe, vamos fazer as adequações", prometeu Emanuel.

A secretária de Educação agradeceu a presença de todos. "Estamos reescrevendo uma nova história, peço desculpas pelos problemas e falta de comunicação. Estamos à disposição. Vamos transformar isso numa política inclusiva", concluiu a professora.