Educação /

15 de Agosto de 2012 15h41

Praça Alencastro recebe II Mostra de trabalhos desenvolvidos pelo programa Escola Aberta

15/08/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578

Quem passou nesta manhã pela praça Alencastro pôde notar uma movimentação diferenciada. Exposição de trabalhos artesanais e apresentações culturais de 18 escolas municipais chamaram a atenção da população.

Estas atrações são resultados do programa “Escola Aberta”, que nesta quarta-feira, realizou a II Mostra dos trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2012. As 18 unidades participantes abrem as portas, todos os sábados, para que a comunidade possa desenvolver atividades no espaço escolar; não só aqueles que estudam nestes locais, mas todos os moradores que desejam ter opções de lazer aos finais de semana.

“Podemos verificar um trabalho relevante dentro da educação de Cuiabá. E a educação é isso: dignificar o trabalho de todos e da comunidade”, disse o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis.

O “Escola Aberta” conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e tem como finalidade a integração entre escola e comunidade, promovendo atos de cidadania para, dessa forma, diminuir a violência na comunidade escolar, tendo em vista que a escola deve ser um espaço de convivência e aprendizado, e não alvo de marginalização.

Para a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Fábio, Dalva Catarina do Nascimento, esta iniciativa é de extrema importância para os alunos e para todos que moram em regiões desprovidas de lazer. “Essa ação é muito vantajosa para o nosso bairro, pois a escola é um lugar onde os moradores podem desenvolver diversas atividades. Então, os pais ficam tranquilos porque nos sábados, que é um dia que as crianças não têm aula, elas também vão para o ambiente escolar, e não ficam nas ruas aprendendo o que não devem”.

São desenvolvidas atividades de leitura, esporte, canto, dança, artesanato, culinária, entre tantas outras, que atraem pessoas de todas as idades, possibilitando que pais e filhos aprendam e se divirtam em um mesmo espaço. “O ‘Escola Aberta’ traz uma cultura de paz, e tem mostrado que os índices de violência e vulnerabilidade têm diminuído nestas regiões (que contam com o programa)”, afirmou a responsável pelo programa em Cuiabá, Dilma Camargo.

A aluna do 4º ano da Emeb Liberdade, Sellenny Santana Nascimento, por exemplo, participa das atividades desenvolvidas na Emeb Osmar Cabral, onde tem a oportunidade de conhecer novos colegas e aproveitar o tempo que tem livre para se dedicar ao canto. “Eu gosto quando chega o sábado porque posso cantar. Cantar é o que eu mais gosto de fazer no ‘Escola Aberta’”.

O professor responsável por esta atividade, Odinil França, contou como trabalha com os alunos. “Primeiro eu realizo aulas com grupos, e depois vejo os resultados individuais, trabalhando técnicas vocais com cada um.”

Na ocasião, estiveram presentes, ainda, a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; o diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga Melo; a coordenadora de Programas e Projetos, Elizany Roza; entre outros servidores da Educação.