/

20 de Junho de 2013 12h50

Plano Municipal de Educação é apresentado em audiência na Câmara de Cuiabá

20/06/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, e sua equipe gestora participaram na última quarta-feira (19) de audiência pública na Câmara de Cuiabá. Na oportunidade foi apresentado o Plano Municipal de Educação.

A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Allan Kardec, e contou com a participação de vários representantes do segmento da educação, professores e alunos.

Segundo Gilberto de Figueiredo, o Plano Municipal de Educação de Cuiabá, de duração plurianual, está em consonância com o Plano Nacional e foi elaborado em cumprimento à Lei Orgânica do Município.

Conforme consta no documento, o Plano tem por objetivo a ampliação do atendimento e promoção da equidade; busca da eficiência, melhoria da qualidade da educação e valorização do magistério; ampliação de recursos para a educação, acompanhamento e controle social; descentralização, autonomia da escola e participação da sociedade na gestão educacional.

O secretário informou ainda que o Plano Municipal será acompanhado e avaliado por uma comissão executiva sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação. A comissão será composta por quatro representantes da Secretaria; um do Conselho Municipal de Educação; um do poder legislativo; um da rede municipal de ensino; um da rede particular; e dois representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação.

“No segundo semestre deste ano, os representantes da comissão serão convocados para reavaliar o Plano”, disse o secretário.

Após apresentação do Plano Municipal, o secretário de Educação de Cuiabá respondeu alguns questionamentos das pessoas presentes. Ele falou da situação em que se encontram as escolas e das reformas que elas precisam passar. Segundo Gilberto, mais de 80% das escolas estão em situação crítica.

“São unidades que foram construídas há 30 anos e não tiveram reformas adequadas”, disse o secretário, acrescentando que boa parte delas está com problemas na rede elétrica e no telhado.

Para resolver o problema de toda a rede, segundo o secretário, seriam necessários R$ 140 milhões, recursos esses que o município não disponibiliza no momento. No entanto, parte desses recursos deve ser buscada em parcerias com o governo federal.

Entre os participantes presentes na audiência estavam representantes do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Cuiabá, Universidade e Instituto Federal de Mato Grosso (UFMT E IFMT), Assembleia Legislativa, União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Mato-grossense dos Estudantes.

 

 

 

 

 

Repórter: Rosane Brandão – 3645-6578

 

Foto: Jorge Pinho