/

06 de Novembro de 2012 08h37

Parlamento Mirim: aluno da rede municipal sugere Biblioteca Itinerante no Estado

06/11/2012

Raoni Ricci

O aluno Jean Carlos, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Esmeralda Campos Fontes, do Bairro Santa Rosa, um dos seis representantes da rede municipal de ensino no programa Parlamento Mirim, sugeriu ao Executivo Estadual que implante as chamadas bibliotecas itinerantes como forma de incentivo à leitura em todo o estado. A proposta do deputado mirim já é uma realidade em Cuiabá.

Jean Carlos e outros parlamentares mirins estiveram ontem (05) na sede do Fórum de Cuiabá, conhecendo as dependências e participando de uma audiência com o diretor do Fórum, o juiz de Direito, Adilson Polegato, o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, e a secretária adjunta, Cilene Maciel.

Durante a visita, o diretor do Fórum destacou a importância da Justiça se aproximar da comunidade e lançou um desafio aos deputados mirins de apresentar, de imediato, propostas para melhorar a educação em Mato Grosso. Desafio vencido. Vários alunos já haviam inclusive elaborado projetos de lei voltados para a educação, como o próprio Jean Carlos.

“Acabou o tempo em que os juízes ficavam enclausurados em suas salas. Os homens da justiça precisam estar em contato com a comunidade, conhecendo sua realidade e ajudando na solução dos problemas. Recebemos os deputados mirins com muita honra e vamos apoiar todas as ações que visam desenvolver esse senso de democracia aos nossos jovens”, disse Polegato.

Para o secretário de Educação, Silvio Fidélis, o empenho dos alunos na criação de projetos de extrema relevância social é a prova de que o programa Parlamento Mirim está no caminho certo. “Hoje nós participamos de uma aula de cidadania. Nossos parlamentares mirins mostraram que estão sim preocupados com os problemas da sua cidade e do seu estado e que querem poder colaborar. Esse é o melhor resultado do programa, que desenvolve esse espírito político, democrático e cidadão nos nossos jovens”, pontuou Fidélis.

Silvio Fidélis elogiou a iniciativa do aluno Jean Carlos e lembrou que a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem investindo pesado em programas que incentivam o hábito da leitura na rede de ensino e na comunidade e referendou a proposta da biblioteca. “A Prefeitura já oferece uma Biblioteca Itinerante, que funciona em um ônibus que percorre vários bairros da cidade com livros de literatura e os resultados são motivadores. O veículo está sendo reformado para melhor a qualidade do serviço e será entregue no próximo dia 22 de novembro, na praça Alencastro.

Saber com Sabor

Além da Biblioteca Itinerante, a Prefeitura ainda desenvolve o projeto "Saber com Sabor. Um acervo de aproximadamente 52 mil livros disponíveis para o fomento da cultura e lazer para toda a comunidade cuiabana e estudantes da capital. Os espaços são mantidos e gerenciados pela secretaria municipal de Educação (SME) de Cuiabá. Hoje, a cidade conta com sete bibliotecas do projeto, localizadas nos bairros: Centro (Praça Clóvis Cardoso), Santa Isabel, Dom Aquino, Pedregal, Pedra 90, Osmar Cabral e Cidade Verde. O Distrito da Guia deve ser o próximo a receber uma biblioteca comunitária.