Educação /

24 de Fevereiro de 2011 15h45

Parceria promove concurso de redação para combater dengue

24/02/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cerca de 20 mil estudantes da rede municipal de ensino da capital participam, a partir de hoje (24-02), de um concurso de redação promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com a TV Centro América, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

O evento foi lançado esta tarde na escola municipal Gastão de Matos Muller, no bairro Pedra 90, e tem como objetivo estimular os alunos de
9 a 14 anos na produção de textos que evidenciem a compreensão sobre a importância do envolvimento da comunidade no combate à doença.

Com o tema “Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!”, a concurso premiará os autores das três melhores redações com notebooks. As escolas responsáveis receberão computadores.

Na avaliação do diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga, as crianças têm energia e potencial de conclamação que muitas vezes os adultos, por descrédito no poder público, não possuem mais. “Criança não tem resistência à aprendizagem e, assim, ela envolve toda a família nessa mobilização. Trabalhar com elas significa que não teremos mais problemas desse nível no futuro”.

O gerente de marketing da Rede Matogrossense de Televisão, Cícero Mariano Sá, que na oportunidade falou das etapas do concurso, afirmou que o grupo sempre promove ações contra a doença, mas que, a partir da realização da Corrida Reis, foi desencadeada uma campanha sitemática em relação ao tema. “Na competição, distribuímos sementes de Crotolária, uma planta leguminosa cujas flores são predadoras das larvas do mosquito”, explicou.

A partir disso, o grupo vem desenvolvendo diversas atividades de combate ao Aedes Aegypti, como a realização de mutirões de limpeza em parceria com a prefeitura de Cuiabá e, agora, a promoção do concurso. “Boa parte das ações de combate à dengue tem fracassado por falta de consciência dos pais. Então, se conscientizamos as crianças, elas se tornam multiplicadoras dessa postura”.

Também presente ao evento, o promotor de justiça Miguel Slhessarenko destacou que combater a proliferação do mosquito passa pela formação da cidadania. “As pessoas devem saber dos seus direitos, mas também dos seus deveres, como é o caso de colaborar para a manutenção da limpeza urbana, que resulta em melhoria para a qualidade de vida de toda a comunidade”.

Segundo o promotor, somente com envolvimento, conscientização e mudança de cultura da população é possível reverter os índices alarmantes da doença.

Para a diretora da escola Gastão de Matos Muller, Elza Maria Kerkhof, o concurso é um incentivo à aprendizagem e mobilização dos estudantes. “Isso, com certeza, se reverterá no envolvimento dos alunos sobre as formas de combate à doença e, conseqüentemente, atingirá toda a comunidade”, analisou.

 

Mais informações: 
(65) 3645-6578