Educação /

26 de Novembro de 2012 08h45

Ônibus Biblioteca e apresentações artísticas são destaques da Secretaria de Educação no Valorizando Vidas

26/11/2012

Giovania Teixeira Duarte-(65) 3645-6578

Atrações culturais, Ônibus Biblioteca e homenagens foram alguns dos destaques da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) no projeto “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, realizado no último sábado (24-11), no bairro Osmar Cabral.

Na abertura do evento, alunos das escolas municipais Celina Fialho, Marechal Cândido Rondon, Nossa Senhora Aparecida, Liberdade e Francisco Pedroso mostraram o resultado do Programa Escola de Tempo Integral, implementado em 81 unidades de ensino da rede. Foram apresentações de danças, como tango, balé, anos 60, além da apresentação de números de fanfarra.

O prefeito da capital, Chico Galindo, e a primeira dama do município, Norma Sueli Galindo, foram homenageados por alunos da escola municipal Maria Elazir Corrêa, do bairro São João Del Rey, que na ocasião destacaram as principais ações implementadas  pelos gestores na atual administração.

“Sua dedicação e trabalho foram a marca da sua gestão”, afirmou o estudante do 6º Ano do Ensino Fundamental, Hermes Henrique Pinheiro, de 12 anos, ao elencar os investimentos feitos pela prefeitura nas diversas áreas, principalmente na educação, como a construção de 23 Centros de Educação Infantil e a reforma de escolas e creches.

A estudante do 5º Ano, Geiciane Pereira Nunes da Silva, 10 anos, lembrou programas como Laços Eternos, Cuiabá Recicla, Um Sonho a Mais e Beleza na Praça para saudar a primeira dama e salientar a importância social dos trabalhos desenvolvidos por Norma Sueli. “Nunca vi uma primeira dama tão próxima da gente”, disse a garota.

Emocionados, o prefeito e a primeira dama agradeceram a reverência e a parceria da comunidade para a realização dos investimentos feitos na capital. “Foram tantas coisas que realizamos juntos. Hoje existem 23 Centros de Educação Infantil em construção. Nossa previsão é entregar seis ainda este ano. Isso significa mais 5.800 vagas para a Educação Infantil em Cuiabá. Ainda 2012, cerca de 5.700 alunos receberão tablets da prefeitura para que possam conhecer ainda mais a tecnologia e melhorar a qualidade do ensino que oferecemos”, assegurou Galindo.

Outra atração do encontro foi o Ônibus Biblioteca. O espaço é equipado com TV, DVD e notebook com internet móvel, toldo para proporcionar atividades externas com maior conforto as crianças, leitores e visitantes, além de um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares de livros, revistas e gibis, além de obras de escritores mato-grossenses. O ambiente conta ainda com crianças fantasiadas de personagens da literatura infantil, mala literária e o baú surpresa.

Segundo a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves, nas férias escolares de janeiro o Ônibus Biblioteca estará presente nos bairros onde possuem uma unidade da biblioteca para conclamar crianças e adolescentes a participarem de oficinas de artesanato. “Além da leitura, também queremos oferecer outras atividades de entretenimento para as crianças que estiverem de férias, para que elas não fiquem expostas a situações de vulnerabilidade”, explicou.

Na opinião da secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, outra atividade importante da Saber com Sabor é a Biblioteca Consciente, que visa de estimular o gosto pela leitura por meio de empréstimos de livros de diversos gêneros. “Hoje temos duas unidades desse modelo. Uma na Secretaria Municipal de Educação e outra no saguão da prefeitura. Qualquer pessoa pode pegar o livro, levar para casa e, quando terminar de ler, devolve. Não há cadastro porque, como o próprio nome do projeto diz, o objetivo desses espaços é promover o acesso e a democratização da leitura por meio da conscientização das pessoas”, concluiu.