/

18 de Outubro de 2012 15h00

Olimpíadas mobilizam alunos das escolas do campo em Cuiabá

18/10/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Cerca de 800 alunos de oito escolas municipais rurais da capital participam hoje (18-10) e amanhã, 19 de outubro, da “IV Olimpíadas das Escolas do Campo”, realizadas no campus da UFMT.

A competição é uma iniciativa das unidades de ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos e da Educação do Campo, com o objetivo de promover a integração e a socialização entre os alunos e proporcionar aprendizagem por meio do esporte, lazer e cultura.

Futsal, futebol de campo, atletismo e jogos de mesa, como dama e xadrez, além de uma gincana cultural, são algumas das modalidades esportivas em que os estudantes estão competindo. No final dos jogos haverá premiação dos atletas e das equipes e sorteios de prêmios.

Presente à abertura do evento, o secretário municipal de educação, Silvio Fidélis, parabenizou alunos, profissionais do ensino e pais pela iniciativa e credibilidade conquistada junto à comunidade escolar. “Destaco a dignidade e força da educação do campo como forma de oferecer condições e oportunidades, respeitando as diferenças para a construção da igualdade educacional. Parabéns a todos vocês”.

Na avaliação da secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, as Olimpíadas é uma oportunidade de integração social e esportiva entre as unidades de ensino do campo. “Vale ressaltar a disposição de alunos, pais e educadores, tendo em vista a distância dessas escolas do seu local de origem. É um momento muito festivo”.

Segundo ela, o esporte proporciona qualidade de vida e o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade e equilíbrio. “Essas habilidades são pré-requisitos para as atividades cognitivas. A prática da educação física, quando bem orientada, é suporte para a aprendizagem, além de ser um componente curricular”, completou.

Para a diretora da escola Estevão Alves Corrêa, localizada na comunidade Rio dos Peixes, a 21 km de Cuiabá, Juciney Terezinha de Souza, a competição fortalece e mostra o diferencial da escola do campo, por possuir peculiaridades. “Temos alunos que acordam muito cedo para frequentar as aulas da escola e eles valorizam muito todas as atividades oferecidas. Essa é uma oportunidade integradora, que permite a troca de contatos e experiências entre as escolas do campo”.