/ Educação infantil

13 de Março de 2014 17h12

Obras de mais dois centros de educação infantil estão sendo finalizadas

13/03/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá está finalizando mais duas obras de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que serão inaugurados nos próximos dias. Os CMEIs, que estão sendo construídos nos bairros Passaredo e Areão, estão em fase de acabamento e em breve atenderão as comunidades dos dois bairros, com vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade.

A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, e a diretora-geral Administrativa e Financeira do Funed, Jaqueline Pinho, realizaram uma visita técnica nesta quarta-feira (12) para conferir “in loco” o andamento das obras.

Segundo Marioneide Angélica, com a inauguração dos dois CMEIs serão abertas quase 500 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade, com atendimento na creche e pré-escola.

Cada um desses CMEIs terá capacidade para atender 244 alunos, sendo 160 das vagas ofertadas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. As demais vagas serão para 4 e 5 anos.

As unidades são compostas por seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura e informática, refeitório, playground, além da área administrativa, totalizando 1,2 mil metros quadrados de área construída.

Os CMEIs estão sendo construídos com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), e com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.

Ao todo serão 30 unidades como essas construídas em Cuiabá até 2016 para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Com essa iniciativa a Prefeitura pretende abrir pelo menos 7,3 mil novas vagas na creche e pré-escola nos próximos 30 meses.

A primeira unidade entregue foi a do bairro Pedra 90 que levou o nome da professora Ady de Figueiredo Mattos.