Educação /

11 de Fevereiro de 2011 14h25

Novos servidores da educação são atendidos pelo Programa Saúde do Trabalhador

11/02/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Novecentos e três candidatos aprovados no concurso de 2010 da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), convocados para tomar posse esta semana (7 a 11/02), passaram por uma avaliação do estado de saúde antes de se submeterem ao exame admissional, que afere as condições físicas  e mentais do funcionário e é um dos requisitos para se ingressar no serviço público.

A verificação foi realizada pelo Programa Saúde do Trabalhador, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), da Secretaria Municipal de Educação da capital (SME), com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores da rede de ensino da capital.

Entre os testes realizados, estão a aferição da pressão arterial, o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e o preenchimento de um cadastro com várias informações do concursado sobre sua saúde e estilo de vida, no que se refere à alimentação e à pratica de exercícios físicos. “Tivemos casos de futuros funcionários que estavam com a pressão arterial muito alta quando passaram pela pré-avaliação. Nesses casos, os profissionais da equipe multifuncional do programa encaminharam o servidor para uma unidade de saúde do município e, posteriormente, passarem pelo exame admissional”, relatou a diretora de gestão de pessoas da SME, Dilma Alves da Silva.

A diretora explicou também que secretaria organizou todo o processo do concurso de maneira não provocasse desgaste aos novos servidores. “O exame admissional, por exemplo, foi realizado com data e hora agendadas por telefone. Procuramos oferecer um atendimento digno e respeitoso, como deve ser. Além disso, esses funcionários, ao ingressarem no serviço público municipal, já terão a oportunidade de usufruir do Programa Saúde do Trabalhador, que foi implementado na rede em
2007”.

Para a nova professora do município, Kassiani Giordani, 26 anos, o tratamento dispensado aos concursados ‘agilizou o processo e evitou perda de tempo’. “Foi tudo muito organizado, pois pudemos agendar a data para o exame admissional e, hoje, na posse, recebemos senhas para o atendimento. Com o concurso, me sinto mais segura na vida profissional”, disse.

Na avaliação da também professora recém concursada, Alessandra Bezerra Benevides, 36 anos, com a estabilidade, poderá continuar desenvolvendo seu trabalho na rede de ensino da capital de forma mais tranqüila e estável. “Trabalhei muitos anos como contratada e recebi as formações que a SME oferece aos servidores da educação. Mas sempre ficava na expectativa se no próximo ano eu continuaria na rede. Com o concurso, espero contribuir ainda mais com a educação municipal, pois sei que poderei dar continuidade ao meu trabalho”, relatou.

Esse, na avaliação da diretora de gestão de pessoas da SME, é o aspecto mais importante do concurso. “Agora, as escolas terão um quadro estável de funcionários. Quem ganha com isso é o pedagógico, tendo em vista todo o investimento feito pela secretaria em capacitação de pessoal, que se reverte na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos”, analisou.

Os novos concursados começam as atividades na próxima segunda-feira (14-02). A previsão para a convocação e posse dos outros 375 aprovados no concurso é até dezembro deste ano.