Educação /

04 de Abril de 2011 11h33

Novos profissionais da Educação começam ciclo de formação

04/04/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Temas como o Estatuto do Servidor Público de Cuiabá, Lei Orgânica dos Trabalhadores da Educação Pública Municipal e o Plano Municipal de Educação foram abordados, no último sábado (02-04), no primeiro encontro de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação da capital (SME) a cerca de 600 novos concursados da rede.

Participaram do evento, docentes, Técnicos
em Desenvolvimento Infantil, Técnicos em Administração Escolar, Técnicos em Nutrição Escolar e Técnicos em Manutenção e Infraestrutura Escolar. Nos próximos dias 11, 12, 13 e 16 a formação será direcionada a cada categoria.

Durante a abertura do encontro, o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, desejou boas vindas ao recém-ingressantes. “Trago a todos vocês os cumprimentos e o abraço do prefeito Chico Galindo, nesta semana em que comemoramos o aniversário de Cuiabá”.

Na oportunidade, o secretário também reiterou a importância dos novos concursados se inteirarem das políticas norteadoras da educação pública do município. “Cada um de nós somos responsáveis pela qualidade do ensino ofertado na rede. Todos vocês precisam participar dessa jornada, que é um grande desafio”.

Permínio ainda destacou a melhoria da educação do município apontadas nas últimas avaliações externas, em que a rede saiu do 14º para o 7º lugar entre as capitais, nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Isso se deve a prioridade absoluta que demos ao ensino público do município nos últimos seis anos. E precisamos continuar avançando. Para isso, instituímos um sistema de avaliação permanente, tanto no que se refere ao ensino, quanto à gestão”, concluiu.

“Parte da vida de vocês serão dedicadas à educação do município de Cuiabá. Isso é algo muito complexo, pois dessa dedicação depende um futuro melhor para nossa sociedade”, afirmou a presidente do Sintep/Cuiabá, Helena Maria Bortolo, ao reiterar o compromisso dos novos concursados.

A presidente ainda afirmou que as discussões tratadas no encontro são inéditas na rede e lembrou que elas são fundamentais para que o serviço público tenha um atendimento de qualidade à sociedade. “Estou feliz com essas discussões, pois elas garantem que a educação seja um espaço de debates entre direitos e deveres para fazermos com ética e responsabilidade a educação pública da capital e participar efetivamente dessas ações”.

Segundo o gerente de formação da SME, José Ferraz Araújo, o curso foi divido em duas fases. A primeira com as temáticas de interesse para todos os profissionais e, a segunda, com abordagens direcionadas a cada segmento. “Nosso objetivo é instrumentalizá-los de conhecimentos básicos e significativos, necessários para o bom desempenho da função que assumiram”.

Ferraz ainda explicou que a SME possui um levantamento das necessidades formativas das escolas, que serão implementadas durante o ano.

Crescer e melhorar profissionalmente. Essa é a expectativa da pedagoga Maria Estevina Mendes, 29 anos, lotada em fevereiro na escola municipal Maria Tomich, no bairro Ribeirão do Lipa, em relação às qualificações oferecidas pela SME.

De acordo com a professora, essa desse ver a meta de todos os profissionais da educação. “Só assim obteremos os resultados melhores que tanto buscamos”.

Também participaram da formação a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, o diretor de gestão educacional da SME, Gilberto Fraga e a coordenadora de ensino, Elenir Amaral, e o vereador Roosilvelt Coelho.

 

Mais informações:
 (65) 3645-6578