Educação /

06 de Janeiro de 2014 16h02

Novos gestores da rede municipal de ensino participam da primeira reunião do ano

06/01/2014

Rosane Brandão

Os novos diretores das unidades de ensino da rede municipal de Cuiabá, que foram eleitos para atuarem no triênio 2014 a 2016, participaram nesta segunda-feira (06) da primeira reunião de trabalho do ano. Durante a reunião, os diretores receberam orientações e informações de como devem proceder à frente do cargo.  

A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, conduziu a reunião e falou da concepção de gestão e do comprometimento que cada diretor deve ter enquanto gestor e líder de uma unidade escolar.

“A função do gestor envolve três aspectos: autoridade escolar, oportunidade em que ele representa oficialmente e responde pela escola; educador, pois lida com crianças; e por fim ele é administrador, que gere os recursos financeiros da unidade de ensino. Mas é importante destacar que o diretor deve agir de acordo com a legislação”, disse Maioneide.

A questão pedagógica também foi destaca pela secretária-adjunta. Segundo ela, a inclusão e o respeito às diferenças são pontos fundamentais dentro de uma política pedagógica.

“Fazer uma política pedagógica diferenciada faz parte desse processo. Nós trabalhamos com ciclo de formação humana, a qual precisa prevalecer o amor ao próximo e a solidariedade”, observou a secretária-adjunta.

Conforme informou o diretor de Planejamento da Secretaria, Alfredo Ojima, os novos gestores estão recebendo orientações sobre seus direitos e deveres. Eles receberão também um diagnóstico de suas respectivas unidades de ensino, contendo informações das despesas, estrutura física e organizacional e os recursos financeiros que recebem, tanto de repasse municipal, quanto federal. “Eles receberão todos os dados necessários para fazer uma boa gestão.”

A mesma reunião também será realizada nesta terça (07) e quarta-feira (08) com os novos coordenadores e secretários.

As eleições para gestores das unidades de ensino da rede municipal foram realizadas no mês de novembro, num processo que envolveu toda a comunidade escolar. Pelo menos 330 profissionais da educação foram empossados no cargo de diretor escolar e de Creche, coordenador pedagógico e secretário escolar.

Eles vão gerir as 92 escolas, 51 creches e três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de Cuiabá.

Para quem está prestes a assumir o cargo a expectativa é muito grande. É o que afirma a professora Francisca Luzia Pinheiro, que foi eleita para diretora da escola Maria Elazir Correa de Figueiredo, do bairro São João Del Rey. “Será um grande desafio, mas estou tranquila, pois sei que poderei contar com o apoio da Secretaria de Educação”.

A diretora Suely Bastos, do Centro Emergencial Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Jean Carlos, do bairro Pedra 90, também está otimista em relação ao seu trabalho. “O educador precisa se doar da melhor forma, pois ele vai lidar não apenas com o ensinar, mas também com o cuidar”.