/

09 de Agosto de 2013 18h17

Novo conceito em reformas e construções será adotado nas escolas e creches de Cuiabá

09/08/2013

Rosane Brandão

A Prefeitura de Cuiabá está implantando na rede municipal um novo conceito para reformas e construções das unidades de ensino. Com um modelo diferenciado e mais moderno, as obras vão priorizar a qualidade e a segurança das escolas e creches.

A primeira unidade escolar a receber uma reforma nesse novo formato é a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Silvino Leite de Arruda, localizada no bairro Planalto.

Na manhã desta sexta-feira (09) o prefeito Mauro Mendes acompanhado do secretário de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, visitou a obra para conferir de perto o andamento da reforma.

Com 1,5 mil metros quadrados de área construída, a escola, que tem mais de 30 anos de fundação, está recebendo pela primeira vez uma reforma geral. “A partir de agora todas as nossas escolas e creches serão reformadas ou construídas nesse padrão. Vamos investir em qualidade e durabilidade”, informou o prefeito Mauro Mendes.

Conforme explicou o secretário Gilberto Figueiredo, a coberta da unidade será toda em telha termoacústica, formada por três camadas: metálica, revestida com isopor e acabamento em filme.

“Essa telha tem mais de 20 anos de durabilidade e acaba sendo mais econômica e eficiente, pois não teremos problemas futuros com goteiras, já que não acumula água”, explicou o secretário.

Além disso, essa telha é ideal para o clima quente de Cuiabá. Como é isolante térmico, ela evita que o calor acumule nas salas, deixando o ambiente mais fresco e, consequentemente, contribuindo para reduzir os gastos com energia elétrica do ar-condicionado.

Outra mudança bastante significativa na reforma serão os pisos e revestimentos, que passarão a ser em granilite e placas, que têm alta resistência e maior durabilidade. A cerâmica, conforme explicou o secretário, descasca com mais facilidade e, quando precisa ser trocada, é difícil encontrar do mesmo modelo. “Tudo foi pensado para durar mais e evitar gastos futuros”, afirmou.

As paredes das salas de aula e os corredores também receberão revestimento. Colocados a 1,5 metros de altura, os azulejos vão evitar que as paredes fiquem sujas. “Será mais economia com tintas, pois é fácil de limpar e não teremos que fazer manutenção com frequência”, acrescentou Gilberto Figueiredo.

Outra grande novidade que vai conquistar os alunos será a cor das paredes. “Queremos alegrar as salas. Como são ambientes para crianças, nada melhor que deixá-los coloridos. Vamos colocar cores diferentes nas salas”, disse o secretário. As cores usadas serão baseadas na bandeira do município, que tem o verde e amarelo em destaque.

Quadra coberta – Segundo a diretora da escola Silvino Leite, Adalgiza Soares Pereira de Arruda, pela primeira vez a unidade de ensino está recebendo uma reforma com qualidade.

“Até agora a escola só recebeu remendos e gambiarras. Mas agora está recebendo uma reforma digna. Tudo que imaginei para ela está sendo feito”, disse a diretora, acrescentando que o sonho dela era a cobertura da quadra de esporte, que durante a visita foi garantida pelo próprio prefeito.

 “Vamos fazer a cobertura, trocar o piso e construir uma arquibancada. A escola vai ganhar um espaço adequado e seguro para os alunos praticarem esportes e ainda ter um espaço de lazer”, disse o prefeito.

A unidade de ensino oferece educação infantil e ensino fundamental do 1° ao 3° ano. Possui 392 alunos com idades de 4 a 8 anos.

Assim como a Silvino Leite, a prefeitura também iniciou as obras com esse novo padrão nas escolas Eugênia Pereira de Melo, no bairro Vista Alegre, e na Ministro Marcos Freire, bairro Jardim dos Ipês.