/

19 de Março de 2012 16h33

No Distrito da Guia, educação recebe atenção especial no Valorizando vidas no seu Bairro

19/03/2012

Tharyana Durigon - SME (65) 3645-6578



Apresentações culturais, projetos sustentáveis, trocas e doações de livros: estas foram algumas das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), na primeira edição de 2012 do projeto “Valorizando Vidas no seu Bairro”, realizada no último sábado (17-03) no Distrito da Guia.

Neste momento de proximidade do poder público com a população, os servidores da Educação se organizaram e trabalharam com o propósito de mostrar à sociedade quais programas e atividades têm sido desenvolvidos para melhorar o ensino municipal. A equipe de Programas e Projetos da SME, que já tinha articulado, entre os dias 12 e 16 de março, ciclo de palestras e oficinas do programa “Escola Aberta”, voltadas para a temática do mês da Mulher, mostrou, no sábado os artesanatos produzidos nas oficinas. Além disso, a comunidade pôde ter acesso aos projetos voltados à sustentabilidade, podendo levar para casa mudas de plantas que estavam sendo distribuídas no stand da SME.

O Projeto Educando com Horta Escolar (PEHE), implantado em 27 escolas de Cuiabá, também é uma atividade educativa sustentável que envolve, não só os alunos, mas todo o núcleo escolar no que diz respeito à mudança no conceito de alimentação. “O objetivo é fazer com que a criança passe a gostar e a consumir verduras, que a cozinha da escola prepare estes alimentos de uma forma que agrade esta criança, e que ela tenha consciência que ela mesma ajudou a produzir os alimentos presentes na refeição escolar.”, explica um dos articuladores do Projeto, José Roberto Stopa.

O prefeito Francisco Galindo aproveitou a oportunidade e visitou a escola municipal Benedita Xavier, situada no Distrito da Guia, e pôde ver de perto o desenvolvimento do PEHE na unidade, além de conversar com professores e com as crianças do 1º ciclo. E para melhorar a qualidade do ensino oferecido na zona rural, Galindo autorizou, além da reforma, a construção de três novas salas para a escola, que deve acontecer no mês que vem. O prefeito está analisando também a possibilidade da construção de um centro de Educação Infantil para a comunidade do Distrito da Guia. 

O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, destacou a importância do “Valorizando Vidas” tanto para a população quanto para os gestores. “No distrito da Guia as ações precisam ser conjuntas: da Educação, com a Assistência Social, com a SaúdE. É um trabalho em equipe. A vinda da prefeitura neste momento é muito importante, porque nos dá condições de diagnosticar os problemas para depois sentar com as equipes técnicas das diversas secretarias e, dessa forma, trazer uma perspectiva melhor para esta população. As atenções precisam ser redobradas quando se trata de um distrito rural.”

Saúde


A equipe da Saúde do Trabalhador da SME também marcou presença, disponibilizando à comunidade serviços como: aferição da pressão arterial, teste de glicemia e massagem, a fim de conscientizar o público presente sobre a importância da prevenção de doenças.

Leitura


No que diz respeito ao incentivo à leitura, nesta edição, a biblioteca municipal Saber com Sabor, além de realizar a doação e troca de livros, trouxe uma novidade: a leitura em Braille para crianças deficientes visuais; o que mostra que a inclusão social também se faz presente nas iniciativas educativas de Cuiabá.

Cultura


Já no palco do evento, as escolas Esmeralda Fontes, Elza Luiza Esteves, Benedita Xavier, Nossa Senhora Aparecida, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) encantaram o público com apresentações culturais, envolvendo canto e dança.