/

09 de Outubro de 2012 15h58

No 3º sorteio Agente Mirim de Combate à Dengue alunos ganham bicicletas

09/10/2012

Waldemir Félix - SME - (65) 3645-6578

Com o projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor”, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público, promoveu nesta terça-feira (09-10), o terceiro sorteio entre alunos da rede de ensino e residências cadastradas pelo projeto.

 

A participação efetiva das escolas municipais no combate à dengue teve início em 2010, com a proposta de oferecer aos estudantes do município, em especial entre cinco a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença. Isso ocorre através de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da própria residência do aluno.

 

O projeto é divido em duas fases. Na primeira os estudantes visitam residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do aedes aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A outra etapa é a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

 

Realizado no Auditório Maestro China a premiação contou com animação de alunos das escolas Marechal Rondon, Madre Marta Cerutti e Henrique da Silva Prado, que apresentaram peças teatrais destacando a importância de se combater o mosquito aedes aegypit, transmissor da dengue. 

 

O diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Gilberto Fraga Mello, agradeceu, em nome do secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, a participação de alunos e equipe gestora. Para Gilberto, a partir do engajamento dos alunos nessas ações, os números da dengue foram reduzidos em Cuiabá. Gilberto ainda incentivou os alunos a continuarem praticando essas ações, pois são de fundamental importância na conscientização das pessoas.

 

O professor José Roberto Stopa, coordenador do projeto, lembrou que mais de 20 mil residências foram visitadas pelos alunos da rede municipal de ensino, numa iniciativa importante para reduzir os índices da doença na Capital.

 

O sorteio contemplou dois alunos por cada Regional e um aluno por escola rural, além de escolas e residências que foram cadastradas pelos agentes mirins de combate a dengue.

 

Os estudantes premiados receberão bicicletas e os proprietários dos imóveis, eletrodomésticos.

 

As unidades de ensino sorteadas são: 

Escola Municipal Herbert de Souza

Escola Municipal Octayde Jorge da Silva

Escola Municipal Pedrosa Moraes e Silva

Escola Municipal Marechal Rondon

Escola Municipal Tereza Lobo

Os nomes dos alunos sorteados somente serão revelados depois que a Secretaria Municipal de Saúde realizar uma vistoria nos imóveis cadastrados pelos estudantes e constatar que realmente não há focos do mosquito aedes aegypit. Depois disso cada aluno sorteado receberá uma bicicleta.