Educação /

25 de Setembro de 2012 15h04

Municípios de Mato Grosso discutem proposta pedagógica para a Educação Infantil

25/09/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Educadores e gestores de 28 municípios de Mato Grosso participam nesta terça-feira (25-09), em período integral, da Primeira Reunião de Pólo/Cuiabá sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, promovida pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil/MEC (ProInfância) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

O ProInfância é um programa de assistência financeira aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas dessa modalidade de ensino, com o objetivo de garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas.

Segundo a consultora do projeto no MEC, Carolina Velho, o encontro abordará as propostas pedagógicas implementadas hoje nos municípios. “Primeiro vamos ouvir os profissionais sobre a política de Educação Infantil de cada cidade desse pólo e, depois, a concepção de criança estabelecida por elas. Também discutimos as particularidades do Projeto Político Pedagógico desde o espaço físico até a prática de ensino”.

Na avaliação da secretária adjunta de educação de Cuiabá, Cilene Maciel, nos últimos anos, a capital deu um salto significativo na oferta e qualidade dessa modalidade de ensino. “Avançamos tanto no que se refere ao atendimento quanto na formação dos nossos profissionais do ensino da educação infantil”.

De acordo com a secretária, hoje o município tem 22 Centros de Educação Infantil em construção. Cada um tem capacidade de atender, em dois turnos, 224 crianças divididas no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até três anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses. “Temos ainda a perspectiva de sermos contemplados com mais 28 espaços como esses. Com isso, conseguiremos universalizar o atendimento à Educação Infantil em Cuiabá em 2017. Ou seja, quatro anos antes do previsto no Plano Municipal de Educação, que é 2021”, explicou.

O evento está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.