/

30 de Julho de 2012 16h24

Município e Estado reúnem educadores das escolas do campo no projeto "Roda de Educadores"

30/07/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), promove pela quarta vez o projeto “Roda de Educadores” para as escolas do campo. Os educadores reúnem-se hoje no período matutino e vespertino, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

A ideia surgiu a partir da formação do “Roda de Conversa”, da SME, e da “Sala do Educador”, da SEDUC. Essa união oportuniza um dia inteiro de estudos com todos os profissionais da educação pública, que atuam nas unidades mais afastadas da área urbana.

Para o diretor da escola municipal rural de educação básica (EMREB) Novo Renascer, Hermano Pereira da Silva, este momento traz benefícios para este segmento educacional. “Como professor há 30 anos em escola do campo, eu vejo que este momento é muito importante, porque une os educadores que vivenciam este ensino, que sabem como é o dia-a-dia nestas escolas. E a melhoria que a educação no campo precisa se torna mais fácil quando há essa parceria entre as duas secretarias, porque assim todas as unidades recebem a atenção que merecem.”

Este encontro tem, ainda, como finalidade, motivar questionamentos, reflexões e troca de experiências, que geram fortalecimento da política da educação do campo. “O objetivo desta “Roda de Educadores” é retomar as políticas de educação no campo, tanto com as escolas nucleadas quanto as multisseriadas. “É importante que as escolas desenvolvam ações e revisem o Projeto Político Pedagógico (PPP) para esta especificidade, que é a educação no campo. Essa parceria com o estado é importante para darmos conta desse desafio, pois os resultados que obtivermos hoje, nos auxiliarão quanto aos encaminhamentos de nossos projetos”, explica a assessora pedagógica da SME, Maria Isabel Werner Moreira.

Já o diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga Melo, destacou, em seu pronunciamento, a importância e a necessidade destas escolas avançarem mais a cada dia. “Que bom que a Secretaria de Educação tem um momento como esse, em que todos param para refletir sobre o que deve ser feito para continuarmos a construção da identidade da educação no campo. O professor que tem ética, e responde às necessidades da comunidade, pela qual trabalha, consequentemente, é um profissional que tem uma identidade e contribui com a escola.”

A abertura da formação foi realizada por volta das 08h30 desta segunda-feira, e contou, ainda, com a presença da professora especialista, Ana Maria Lopes, membro da Gerência de Educação do Campo da SEDUC; e da diretora de Ensino da SME, Elenir Honório Amaral.

Ao final da formação, os educadores respondem a uma avaliação, para pontuarem suas observações sobre aquilo que foi estudado e debatido no diante das palestras apresentadas.