/

09 de Agosto de 2013 11h11

Membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar tomam posse

09/08/2013

Rosane Brandão

Os novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar tomaram posse na quarta-feira (08) em Cuiabá. Os 14 conselheiros titulares e seus suplentes atuarão no quatriênio 2013 a 2017.

O Conselho é composto por representantes do Poder Executivo Municipal; dos trabalhadores da educação; representantes de pais e alunos; e de entidades civis organizadas, que são representados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) e de Nutrição (CRN) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Térsia Martins Dianez, foi reeleita presidente do Conselho. A vice-presidência ficará a cargo de Maurino de Sá Teixeira, representante do segmento dos pais. Já o cargo de secretária do Conselho ficou com a representante do CRN, Ana Luiza Trovo Marques de Souza.

A eleição foi realizada logo após o ato de posse. Os membros titulares e suplentes poderão ser reconduzidos ao cargo de conselheiros uma única vez.

Conforme ressaltou o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, que conduziu o ato de posse, o Conselho Municipal de Alimentação Escolar é um órgão deliberativo e fiscalizador e muito importante no assessoramento da Secretaria de Educação, principalmente no que diz respeito à aplicação dos recursos destinados a alimentação escolar.

“Apesar de ser um trabalho voluntário, pois seus membros não são remurados, eles realizam um ótimo trabalho, com total dedicação e responsabilidade”, elogiou Gilberto de Figueiredo.

O secretário lembrou que 68 mil refeições são servidas diariamente para atender os cerca de 50 mil alunos das 141 unidades da rede municipal de Cuiabá e o papel do conselho é fundamental para que essa alimentação seja oferecida com qualidade, refletindo em resultados positivos na aprendizagem.

“Nas creches, por exemplo, onde é oferecido atendimento integral, são servidas cinco refeições diárias. As crianças entram às 6 horas e ficam até às 17 horas, ou seja, ficam na creche praticamente o dia todo, por isso precisamos garantir que ela se alimente da melhor forma possível”.

De acordo com Térsia Martins, que atuou como presidente do conselho nos últimos quatro anos, a alimentação escolar servida nas escolas e creches de Cuiabá atende o que determina a lei. “O nossa cardápio é adequado ao que propõe o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), pois garante 30% das necessidades nutricionais diárias de uma criança que está na escola por meio período e 70% para as que estão em tempo integral”.

Conforme a conselheira, a prestação de contas da alimentação escolar, referente ao exercício de 2012, foi realizada em maio deste ano. O município destinou recursos no valor de 11 milhões para esse fim. Parte desses recursos foi repassada pelo governo federal, por meio do Pnae, programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Secretaria Municipal de Educação complementa com outra parte para garantir que todos os alunos das creches, educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem a alimentação todos os dias.

A nutricionista Natália Barbosa Quinhão, que também foi reconduzida ao cargo como representante do CRN, ressalta que a alimentação deve ser oferecida com qualidade desde a infância, pois isso vai refletir pela vida toda. “A realização de hábitos saudáveis é garantia de saúde. Os maus hábitos acabam resultando em internações hospitalares, ou seja, gera prejuízo para a população e gasto para o governo”.

A solenidade de posse contou com a presença do presidente do Sintep, subsede Cuiabá, João Custódio da Silva, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges Araújo, além de servidores da Secretaria de Educação de Cuiabá.