Educação /

23 de Março de 2011 08h46

Meio ambiente em obras de arte é tema de workshop para professores do município

23/03/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A arte de educar por meio das manifestações artísticas. Esse é o tema de um workshop que foi realizado ontem (22-03) na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com a participação de 120 professores da rede de ensino da capital.

O evento foi promovido pela Elo3 Integração Empresarial, por meio projeto cultural “Museu Itinerante Rabobank”, que traz a Cuiabá a exposição “Um Olhar sobre a Natureza das Pessoas”, com a apresentação de 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas pela curadora Katia Canton, e estarão disponíveis para visitação a partir de hoje (23-03), no SESC Arsenal.

Durante a abertura do workshop, o diretor de Gestão educacional da SME, Gilberto Fraga, afirmou que a proposta do Rabobank, patrocinador do Museu Itinerante, é muito valiosa para a formação dos educadores e, consequentemente, dos alunos. “A arte tem uma contribuição significativa para os que se dispõem à aprendizagem e a apropriação desses componentes pode significar uma mudança na organização profissional de vocês”, disse, referindo-se aos educadores presentes.

Segundo Fraga, a educação artística está presente nos currículos nas escolas, preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação  (LDB). “No entanto, acredito que se essa face educativa for trabalhada como obrigação, ela não atingirá seu principal objetivo, que é olhar para a criança de outra forma e que tenha como resultado final a liberdade da criação e de perceber o cotidiano como possibilidade de produção da arte”.

A democratização do acesso às principais obras de arte mundialmente famosas é, na avaliação da Elo3 Integração Empresarial, Soraya Galgane, o aspecto mais relevante da exposição. “O evento é aberto a toda a comunidade, que poderá apreciar reproduções das obras dos artistas mais famosos do mundo”.

De acordo com a curadora do evento, Kátia Canton, todas as obras, de diversas épocas e estilos, tratam de questões relacionadas ao meio ambiente. “São telas de Van Gog, Cézanne, Monet, Tarsila do Amaral, entre outros. Além disso, contemplamos artistas locais que também tratam a temática. Aqui em Cuiabá, selecionamos obras dos artistas plásticos Adão Domiciano e José Pereira”.

No workshop, a curadora trabalhou as obras em quatro eixos: A Natureza como Paisagem, A Natureza Habitada, A Natureza Transformada e a Natureza em Perigo. “Abordamos todas essas vertentes na perspectiva da aprendizagem, por meio de um guia do professor e um catálogo a reprodução das obras e atividades para os alunos”, explicou.

“Em arte, não somente temos respostas para as questões cotidianas, mas muito mais perguntas”, analisou Kátia Canton, ao falar do refinamento da sensibilidade e da possibilidade proporcionada pela potencialidade artística latente em todas as pessoas. “Esse é o grande encantamento e potência da arte. E na escola temos um espaço fundamental para acionarmos o botão da liberdade e da criação”, concluiu. 


Mais informações:
(65) 3645-6578