Educação /

09 de Novembro de 2011 16h59

MEC inicia aplicação da Prova Brasil nas escolas municipais

09/11/2011

Waldemir Félix - SME-3645-6578

O Ministério da Educação começou nesta quarta-feira (09-11), a aplicação das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que prossegue até dia 18 de novembro em todo o país, seguindo data agendada para a aplicação em cada escola. Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o SAEB é composto pela Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), nacionalmente conhecida como Prova Brasil, e pela Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica).

O objetivo é mostrar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores. A Prova Brasil é aplicada nas escolas públicas urbanas e rurais que possuem pelo menos 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental.

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Em Cuiabá, a aplicação da Prova Brasil acontecerá em 58 escolas da rede municipal, com participação de 4.629 estudantes. Nesta quarta-feira a Prova Brasil foi aplicada nas Escolas Municipais Ranhupho Paes de Barros, Maria Dimpina Lobo Duarte, Floriano Bolcheneki, Francisval de Brito, Moacir Gratidiano Dorileo, Esmeralda de Campos Fontes, Guilhermina de Figueiredo, Ulysses Guimarães e Francisco Pedroso.

Seguindo calendário estabelecido pelo Ministério da Educação a aplicação da Prova Brasil na quinta-feira (10-11), acontecerá nas Escolas Municipais Darcy Ribeiro, São Sebastião, Liberdade, Agostinho Simplício, Gastão Muller, ministro Marcos Freire, Maria Ambrósio Pommot, Maria Tomich Monteiro, Coronel Octayde Jorge da Silva, Madre Marta Cerutti e Udenei Gonçalves de Amorim (rural).

Na próxima sexta-feira, (11-11), a aplicação da Prova Brasil acontecerá nas Escolas Municipais Ana Tereza Arcos Klause, Herbert de Souza (rural), Jescelino José Reiners, Rafale Rueda e Dejani Ribeiro. As demais escolas municipais ainda aguardam definição do MEC sobre a aplicação da avaliação.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho tem boas perspectivas com relação ao desempenho dos alunos da rede municipal na Prova Brasil. Perminio ressalta ser necessário entender que o desempenho do aluno é resultado do ensino e aprendizado desenvolvidos ao longo do processo de escolarização e que a SME, com toda sua equipe gestora, tem direcionado suas ações sempre procurando melhorar a qualidade do ensino e o resultado do Ideb deve comprovar a eficiência de todo esse trabalho.

Nos testes aplicados os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.