Educação / Transparência

05 de Março de 2015 18h12

Mauro Mendes mostra obras de unidades educacionais a conselheiro do TCE

05/03/2015

CAROL SANFORD

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Luiz Henrique Lima visitaram nesta quinta-feira (05) sete unidades de ensino. O objetivo da visita foi mostrar ao TCE que as obras e reformas nas unidades educacionais possuem o padrão de qualidade exigido pelos órgãos de controle.

Foram visitados os Centros de educação infantil Névio Lotufo, no bairro Centro América, Coronel José Meirelles, no Areão, e as escolas municipais Madre Marta Cerutti, no Bela Vista, Antônia Tita Maciel de Campos, no Jardim Florianópolis, Delmira Monteiro, no Pedregal, Henrique da Silva Prado, no Areão, e Hélio Vieira, no Praeiro.

“Mostramos ao conselheiro algumas unidades que foram construídas em nossa gestão, outras que estão em reforma e uma que recebeu apenas uma reforma em gestão passada. Queríamos mostrar o padrão qualidade que foi priorizado por nós para garantir escolas e creches que nossa população merece”, disse Mauro Mendes.

Ao fim das visitas, o conselheiro explicou que, por ser o relator das contas da Secretaria de Educação de Cuiabá, não poderia expressar julgamentos, mas afirmou que o roteiro de visitas foi útil. “Foram visitas elucidativas, que nos forneceram muitas informações sobre as obras e andamento das unidades”, disse.

O secretário de Educação, Gilberto Figueiredo, destacou que a intenção da gestão é a transformação das unidades educacionais. “Não queremos fazer apenas um remendo, mas sim transformar escolas e creches que ofereçam a qualidade que nossas crianças merecem. Trazer o Tribunal de Contas demonstra que tudo está sendo feito com transparência”, apontou.

Na escola Antônia Tita, Mauro Mendes conversou com os alunos e explicou um pouco sobre as responsabilidades do prefeito. “O gestor municipal tem o dever de garantir que as necessidades básicas da população sejam atendidas com qualidade. Nesta escola priorizamos o bom trabalho para que vocês tenham um ensino de qualidade”, afirmou.

A qualidade das obras foi elogiada pela representante do grupo de mães da escola Hélio Vieira, Anamaria da Silva Penha. “A reforma ficou muito boa e a escola está linda. Estamos satisfeitas, principalmente com a qualidade com que tudo foi feito aqui”, disse ela.

As creches Coronel José Meireles e Névio Lotufo atendem 240 crianças de 0 a 5 anos de idade. Na primeira, a obra foi entregue em abril de 2014. Já a Névio Lotufo será entregue em abril deste ano.

A escola Madre Marta Cerutti atende 350 alunos da educação infantil I e II ao 6º ano. A obra iniciou em novembro de 2014. A escola Antonia Tita Maciel de Campos, bairro atende 800 alunos do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A obra iniciou em setembro de 2014 e está em andamento.

Na Hélio de Souza Vieira são 290 alunos matriculados no 1º ao 6º ano. A obra iniciou em agosto de 2014 e será inaugurada em abril. Já a escola Henrique da Silva Prado atende 333 alunos da educação infantil I e II ao 3º ano.

 

Também acompanharam as visitas o engenheiro da Secretaria de Educação, Frederico Gahiva, e o secretário de controle de obras do TCE, André Luiz Souza Barros.