/

04 de Fevereiro de 2013 16h36

Mauro Mendes abre o ano letivo com aula inaugural

04/02/2013

Ana Assumpção - (65)8453.6954

O prefeito Mauro Mendes inaugurou o ano letivo de 2013 da rede municipal de educação nesta segunda-feira, dia 04, em um evento com a participação de cerca de sete mil servidores. A solenidade ocorreu durante o encerramento da Semana Pedagógica.

Mendes destacou que conhece a realidade das escolas de Cuiabá, em que as estruturas são precárias, porém contam com pessoas empenhadas em fazer muito pela comunidade. “Vamos valorizar esses servidores que trabalham e produzem resultados positivos para a população”, afirmou.

Sobre a reforma das escolas, o prefeito reconheceu que muitas unidades, que iniciaram as obras em 2012, começarão o ano letivo em uma situação que não é a ideal. “Essa é uma situação corriqueira em todo início de aula, com improviso. A Secretaria Municipal de Educação, a partir de agora, tem o compromisso e o dever de não deixar isso se repetir. Iremos colocar em prática um programa continuado de reformas e manutenção da infraestrutura das escolas".

O secretario municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, completou afirmando que o sucesso dessa transformação só acontecerá com a união de forças entre prefeitura e servidores. “O resultado desse trabalho em equipe nós veremos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Cuiabá tem avançado nos últimos anos, mas tenho certeza de que seu desempenho será surpreendente ao final desta gestão”, ressaltou Figueiredo.

Ao finalizar a aula inaugural, Mauro Mendes assegurou que tem a certeza que daqui a quatro anos poderá falar com orgulho das transformações que ocorreram em todas as escolas municipais de Cuiabá. “Quando atuava na iniciativa privada, consegui fazer esse trabalho e hoje trago minha experiência para trabalhar pela nossa capital. Basta cada um fazer sua parte”, definiu.

A abertura do ano letivo foi dividida em dois momentos, pela manhã e pela tarde, devido ao grande número de servidores. Ambos contaram com a presença do prefeito.

No período matutino participaram os servidores das escolas. Na oportunidade, também foi realizada uma mesa-redonda com representantes da Fundação Carlos Chagas e da Unesco. O encontro abordou a Avaliação Institucional das Escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá.

À tarde foi a vez dos servidores das creches e Centros de Educação Infantil (CEMEIs) conhecerem as metas prioritárias para as ações do Executivo, apresentadas pelos Gestores Municipais. Os educadores ainda participaram da palestra “Perspectivas do Cuidar e Educar na Educação Infantil”, proferida pela professora Dra. Taciana Sambrano.

As aulas para os 50 mil alunos da rede municipal de ensino começam nesta terça-feira (05/02).