/

15 de Maio de 2013 16h42

Mais de 25 mil alunos participam do Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue

15/05/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quarta-feira (15) a 3ª edição do Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue. A solenidade contou com apresentações de teatro, música e dança de alunos da rede municipal, todas com foco no combate à dengue.

Neste ano, a Secretaria de Educação de Cuiabá estima que pelo menos 25 mil alunos da rede participarão do projeto, que atingirá cerca de 50 mil residências.

Para participar do projeto, o aluno deve se responsabilizar por sua própria casa e de um vizinho. Assim, ele se torna um agente mirim e irá fiscalizar constantemente os locais para evitar criadouros do mosquito e conscientizar sua família e seus vizinhos.

“As crianças são multiplicadoras dessas lições, que deveriam ser exercitadas principalmente pelos adultos. Esse é um trabalho de formiguinha, mas com resultados eficientes”, afirmou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O projeto é dividido em dois momentos: “Agente Mirim de Combate à Dengue” – com o desenvolvimento de atividades internas e externas nas escolas, quando os alunos e a comunidade em geral visitam residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do mosquito. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra à Dengue”.

Já no segundo momento há um concurso de produção de texto, com o tema “Combate à dengue é coisa séria, sim senhor!”, que envolve os alunos da Rede Municipal de Ensino na produção de redações, incentivando o hábito de leitura, interpretação e escrita. A premiação será realizada por meio de sorteio aos agentes mirins que desenvolvem medidas de prevenção à doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, que é parceira do projeto, fornece às escolas e aos agentes mirins todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes aegypti para que os estudantes possam realizar o trabalho de sensibilização. É também de responsabilidade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses a vistoria nas residências para verificar se elas cumprem todos os requisitos para receberem a premiação.

Sorteios – Nesta quarta-feira foi realizado o sorteio de prêmios aos estudantes de 82 escolas das áreas rural e urbana de Cuiabá que participam do projeto. Inicialmente é divulgado apenas o nome da escola. Os prêmios são concedidos somente após vistoria das casas cadastradas que estiverem sem nenhum possível foco de criadouro de mosquito da dengue.

 

Cronograma:

 

- Lançamento do projeto: 15 de maio, na Secretaria Municipal de Educação (SME);

- Desenvolvimento dos trabalhos nas unidades escolares: de 16 a 30 de maio;

- Entrega das produções textuais na SME: 01 a 12 de julho;

- Correções dos trabalhos: 12 de julho a 16 de agosto;

- Resultado da 1ª Etapa no dia 19 de agosto;

- Preparação da 2ª Etapa: de 19 a 30 de agosto nas escolas;

- Julgamento e Premiação Geral: 18 de setembro, às 9h, na SME;

- 2º Sorteio da Dengue: 18 de setembro;

- 3º Sorteio da Dengue: 27 de novembro, às 9h, na SME.