Educação / CMEI

02 de Setembro de 2014 12h03

Mães comemoram local seguro para os filhos com inauguração de creche

02/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

“Foram sete anos de luta, mas nunca desanimei. Hoje vejo que valeu a pena esperar”, disse Fátima Aparecida Ruzzene da Silva, vice-presidente do bairro Residencial Paiaguás II, se referindo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Marcos Ruzzene Balbino, inaugurado nesta segunda-feira (1º). 

Dona Fátima é mãe de Antônio Marcos, o menino homenageado e cujo CMEI leva seu nome. O menino foi morto aos quatro anos de idade em um acidente no quintal de casa, fatalidade que comoveu toda a comunidade. Desde então, dona Fátima passou a lutar, juntamente com outras mães do bairro, pela construção de uma creche, local em que os filhos pudessem ficar seguros enquanto elas trabalhavam. “É um sonho que se tornou realidade”, acrescentou emocionada.

Assim como dona Fátima, a recepcionista Jaqueline Lopes dos Reis também acompanhou desde o início a construção da unidade. “Ficou muito lindo, perfeito, melhor do que eu esperava. Parece um sonho, não vejo a hora de ver o CMEI funcionando”, disse a mãe de Weberton Arthur, de 7 meses. 

O marido de Jaqueline, o encanador Weberton Vieira, disse que a construção do CMEI valorizou o bairro, principalmente o comércio, pois o fluxo de pessoas aumentou. “Foram muitas coisas boas, mas a construção do CMEI e o asfalto foram o que mais valorizaram nosso bairro”. 

A cabeleireira Osmaria Carlos Chaves, mãe do Miguel de Souza, de 1 ano e 7 meses, disse que já estava sem esperança pela entrega da unidade de ensino. “A obra ficou muitos anos parada, mas quando retomaram foi muito rápida para ser concluída. Todos os dias eu passava em frente na esperança de ver ela pronta. Achei que ficou perfeita, é a mais bonita de Cuiabá”, disse a cabeleireira. 

A dona de casa Cristina Souza Rogado Soares, mãe de Ana Cristina, de 4 meses, também ficou feliz com a inauguração. “Tenho mais dois filhos que não tive a oportunidade de deixar em uma creche como essa. Mas agora meu pequeno vai poder desfrutar de um local adequado para ele”. 

“Pretendemos entregar até 2016 pelo menos 30 novos CMEIs como esse. Com essa iniciativa será possível atingir uma das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, que é universalizar, até 2016, o acesso de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e ampliar o atendimento a, pelo menos, 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches, até 2023”, explicou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.