/

04 de Julho de 2013 16h59

Jogos escolares serão realizados em agosto e setembro

04/07/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 34 escolas da rede municipal de Cuiabá participarão do 2° Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação, que ocorrerá de 15 de agosto a 4 de setembro. A abertura dos jogos será no dia 13 de agosto no Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão.

Ao todo participarão do campeonato cerca de 1.200 alunos de 9 a 14 anos de idade. Eles vão competir nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, atletismo, bola queimada, base quatro, judô e xadrez.

Os jogos serão divididos nas categorias A e B, a primeira com alunos de 12 a 14 anos de idade (nascidos em 1999 a 2001) e a segunda com alunos de 9 a 11 anos (de 2002 a 2004).

A competição ocorrerá nos ginásios do Verdinho, Quilombo, Planalto, Paiaguás, nos ginásios das Escolas Municipais Maria Dimpina e Madre Marta e ainda no 44° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).

Segundo o coordenador dos jogos da SME, Sérgio Luiz Zanelato, este ano teve um aumento expressivo de escolas que se inscreveram nos jogos, já que em 2012 foram 11 escolas participantes. 

Este ano também foi criada a categoria de 9 a 11 anos. Em 2012 participam alunos acima de 12 anos. “O ano passado tivemos a categoria de 15 a 17 anos, que é faixa-etária nacional, mas, como em nossas escolas não temos alunos dessa idade, fizemos uma alteração nas categorias”, explicou Sérgio Luiz.

Das 34 escolas participantes nos jogos duas são do campo.

Conforme o Secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, eventos como esses contribuem para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida dos alunos. “É uma forma de interação entre as equipes participantes e de despertar o interesse pelo esporte. Além disso, são em eventos como esse que se descobrem muitos talentos”, disse o secretário.

O evento é realizado em parceria entre as Secretaria Municipais de Educação e de Esportes e Cidadania de Cuiabá.

Na próxima terça-feira (09), às 8h, será realizada uma reunião com os articuladores e professores das escolas inscritas para discutirem a programação dos jogos.