Educação /

05 de Setembro de 2013 08h56

Jogos Escolares: duas escolas conquistam títulos de campeãs na final do futsal

05/09/2013

Rosane Brandão

A emoção tomou conta de alunos e professores na final da modalidade futsal pelos Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. A final foi realizada nesta quarta-feira no ginásio Verdinho com a disputa de quatro títulos, na categoria A (12 a 14 anos) e B (9 a 11 anos) do masculino e feminino.

Duas escolas conquistaram o título de campeãs no campeonato. As escolas Antonia Tita de Campos, do bairro Jardim Florianópolis, e Helio de Souza Vieira, do bairro Praeiro, conquistaram o primeiro lugar do masculino e feminino nas respectivas categorias A e B.

Oito escolas municipais disputaram o primeiro lugar do masculino e feminino nas duas categorias.

Conforme o professor de educação física Thiago Santana, treinador das equipes da escola Antonia Tita, a dedicação dos alunos ao esporte foi um dos pontos positivos para levar os dois times – masculino e feminino - à vitória. “Desde o ano passado a escola vem desenvolvendo um trabalho de iniciação esportiva com o futsal masculino e feminino. Esse trabalho tem motivado os alunos a praticar mais o esporte”, explica o professor.

A escola, segundo o professor, desde o ano passado vem participando de várias competições, entre elas dos jogos escolares regionais, realizado em julho no município de Sinop.

São em competições como essas que se torna possível descobrir grandes talentos, como é o caso da aluna Lorraine de Moraes Bueno, 13 anos, uma das artilheiras na final dos jogos.

Com quatro gols feitos somente na final ela ajudou o time feminino da escola Antonia Tita a conquistar o título. A garota, que torce pelo time do flamengo, diz que pretende seguir carreira no futebol. Para tanto, ela se espelha em dois craques brasileiros: Neymar e Marta. “Ainda vou jogar na seleção e me tornar tão craque quanto eles”.

As colegas de Lorraine, que também fizeram bonito na final, foram Mel Thichayla e Bianca Gomes, 11 e 12 anos. As duas veem o esporte como uma forma de interagir com outras pessoas e fazer amizades. “É muito legal, a gente se diverte bastante”, diz Bianca.

Assim como Lorraine, Mel também pretende seguir carreira no futebol. “Minha irmã é jogadora profissional e me incentiva bastante”.

Mel torce pelo time do Palmeiras e Bianca pelo Flamengo. Apesar de serem adversárias nos times, elas têm o mesmo ídolo no futebol, o brasileiro Lucas, que atualmente joga no Paris Saint-Germain.

O 2° Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá iniciou no dia 15 de agosto e segue até o dia 17 de setembro. Ao menos 34 escolas da rede municipal participam do campeonato, envolvendo 1.200 alunos de 9 a 14 anos de idade.

As competições são realizadas nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, atletismo, queimada, base quatro, judô e xadrez.

Nesta quinta-feira (05) serão realizados os jogos da modalidade base quatro, no ginásio de esportes do Quilombo. Na próxima semana será a final da queimada, do atletismo, Judô e xadrez.

Confira a classificação final do Futsal:

Categoria A - Feminino

1° lugar - Antonia Tita de Campos

2° lugar - Lenine de Campos Póvoas

3° lugar - Helio de Souza Vieira

Categoria A – Masculino

1° lugar – Antonia Tita de Campos

2° lugar – Maria Dimpina

3° lugar – Ranulpho Paes de Barros

Categoria B – Feminino

1° lugar - Helio de Souza Vieira

2° lugar - Ana Tereza Krause

3° lugar – Maximiano Arcanjo da Cruz

Categoria B - Masculino

1° lugar – Helio de Souza Vieira

2° lugar – Irmã Maria Betty Pires

3° lugar – Lenine de Campos Póvoas