/

13 de Setembro de 2013 17h42

Jogos Escolares: definidos campeões do Xadrez

13/09/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 60 crianças com idade entre 9 e 14 anos participaram das competições de Xadrez, realizada na quinta-feira (12) pelos Jogos Escolares da Secretaria de Educação de Cuiabá.

A aluna Gabriela Santos Pereira, da escola Senador Gastão de Matos Muller, do bairro Pedra 90, foi a campeã na categoria B feminino. No masculino desta categoria, a vitória ficou com o aluno Ivaldo Silva Gomes, da escola Senhorinha Ana Alves Oliveira, do bairro Jardim Vitória.

Na categoria A masculino o primeiro lugar ficou com o aluno Fabrício Henrique, da escola Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, bairro Alvorada. Na categoria A feminino não houve inscritos.

Ao todo, 10 escolas se inscreveram nessa modalidade, nas categorias A (12 a 14 anos) e B (9 a 11 anos) do feminino e masculino.

Participaram as escolas Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon; Henrique da Silva Prado; Senhorinha Ana Alves Oliveira; Maximiano Arcanjo da Cruz; Orlando Nigro; Rafael Rueda; Lenine de Campos Póvoas; Senador Gastão de Matos Muller; 8 de Abril; e Ranulpho Paes de Barros.

As escolas 8 de Abril e Cândido Mariano Rondon foram as que tiveram o maior número de alunos participantes na competição de xadrez, com 10 e 8, respectivamente.

Viviane Darolt, articuladora do Programa Mais Educação da escola 8 de Abril, do bairro Bela Vista, explica que a própria escola incentivou a participação dos alunos na competição. Duas vezes por semana a escola oferece oficina de xadrez pelo Mais educação, beneficiando cerca de 200 alunos.

“A gente percebe a satisfação e a emoção deles em participar dessas competições. É uma experiência muito gratificante, principalmente pelo bom desempenho deles”.

Apesar de não ter ficado entre as primeiras colocadas, a aluna Flavia Yasmin da Cruz Valverde, 8 anos, diz que ficou feliz em participar. “Minha avó me ensinou que o importante é participar. Se eu não ganhar não tem problema, porque posso tentar outras vezes”.

A maior incentivadora da menina é a avó, dona Iolanda Elizabeth Aguiar Valverde. Ela conta que a neta entrou para o programa Mais Educação recentemente e com apenas algumas aulas começou a se destacar no esporte. “Ela me surpreendeu muito, nunca pensei que fosse aprender tão rápido e chegar tão longe na competição”, disse a avó.

A professora Daiane Campos Silva, articuladora do Mais Educação da escola Marechal Cândido Mariano, bairro Alvorada, explica que os alunos aprendem xadrez no computador, aliando o esporte com a informática. “No computador o grau de dificuldade do jogo é maior, e isso ajuda a melhorar a concentração”.

Por apenas um ponto atrás da primeira colocada, a aluna Júlia Vitória Rodrigues, 10 anos, da escola Marechal Cândido Mariano, ficou em segundo lugar na categoria B. Para ela, o segundo lugar é uma conquista, pois é a primeira vez que participa de uma competição. “Foi muito difícil o jogo, mas eu acho que me saí bem. Gosto de ter que pensar para achar a saída”.

Os jogos escolares começaram no dia 4 de setembro e terminam na próxima terça-feira (17) com o Atletismo. Pelo menos 12 escolas participam das competições nessa modalidade que será realizada no Ginásio de Esportes do Dom Aquino, a partir das 8h.