30 de Novembro de 2011 10h02

Investimento em formação de gestores da educação de Cuiabá é prioridade no Plano de Ações Articuladas - PAR

30/11/2011

Giovânia Duarte - SME (65) 3645-6578

Quais ações os gestores da educação pública devem promover para que os recursos destinados à área sejam bem aplicados? Essa é uma das questões levantadas na elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) que está sendo elaborado pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino ofertado na capital.

O PAR foi implementado em 2007 pelo Ministério de Educação (MEC), após a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), quando o governo federal condicionou o apoio técnico e financeiro aos municípios e estados à assinatura do Compromisso Todos pela Educação, com o propósito de sistematizar as demandas da educação.

Essas necessidades contemplam quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura da Rede Física.

Na avaliação do diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, ao se pensar na educação em sua totalidade, a dimensão ‘Gestão Educacional’ se consolida como a principal do processo educativo. “Fazer bom gerenciamento do recurso público assegura o retorno ao contribuinte com serviços de qualidade”, argumenta.

Segundo ele, uma das principais ações para garantir uma gestão pautada nesses princípios, é o investimento na formação de gestores que possuem perfil de liderança e compreendem as ferramentas disponíveis na administração pública ou privada. “Qual a conseqüência disso? Um bom gestor produz bons resultados. Isso garante não só o acesso do aluno à escola, mas também sua permanência e avanço na trajetória escolar, pois todo esse trabalho repercute na qualidade de ensino”.

Professores e funcionários qualificados, por meio de formação contínua, unidades de ensino agradáveis e receptivas, equipamentos atualizados e em boas condições de uso também são resultados de uma gerência eficaz. “É óbvio que a Secretaria de Educação precisa de assessoria técnica especializada e atualizada para que as escolas se sintam amparadas nesse trabalho, que é coletivo e integrado. É verdade que a educação precisa de mais recursos, mas também é verdadeiro que ele deve ser mais bem aplicado. Temos que pensar que a gestão competente da educação reflete na qualidade do ensino que é oferecido à sociedade”, conclui.