/

12 de Julho de 2013 15h41

Inscrições para o Pintando a Copa encerram na segunda-feira

12/07/2013

Rosane Brandão

As escolas interessadas em participar do projeto Pintando a Copa têm até segunda-feira (15) para efetuar as inscrições. Podem participar escolas e alunos dos ensinos fundamental, médio, educação infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública e privada de Cuiabá e Várzea Grande.

Os trabalhos na categoria Estudante devem ser feitos em forma de desenho e pintura e ter como tema a Copa do Mundo, integrada com a sustentabilidade e a Cultura local. Eles podem caracterizar o futebol, o Pantanal, o Cerrado, a Amazônia e o Araguaia.

Já na categoria Escola, cada unidade deverá fazer um vídeo documentário, de 2 a 5 minutos, onde será registrado as atividades de integração da comunidade escolar com os preparativos da Copa do Mundo.

As escolas inscritas devem entregar os trabalhos até o dia 30 de setembro.

No ano passado pelo menos 200 unidades escolares se inscreveram no projeto, totalizando a participação de 98 mil alunos do ensino fundamental.

As escolas da rede municipal de Cuiabá que venceram a competição no ano passado já estão mobilizadas para a etapa de 2013.

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, que teve três alunos premiados o ano passado foi uma das primeiras a se inscrever este ano.  Segundo a coordenadora da unidade, Juliana Rita Ramos, para esta edição a escola vai contar com a participação dos quase 800 alunos matriculados, que já estão preparando seus trabalhos. Os melhores serão selecionados para concorrer.

“Toda a escola está empenhada e trabalhando firme no propósito de repetir o feito do ano passado e conquistar novamente vários prêmios”.

A escola levou a premiação pelos três primeiros colocados na categoria do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. A unidade também ganhou o prêmio de Escola Cidadã na Copa e recebeu um projetor multimídia (Data show) e um notebook.

Também foram premiadas o ano passado as escolas Tereza Lobo e Jescelino José Reiners, cujos alunos ganharam o primeiro e segundo lugares na categoria de 4° a 6° ano, e a Lenine Campos Póvoas, primeira colocada na categoria 7° ao 9° ano.

A diretora da escola Lenine Póvoas, Maria do Carmo Martins, garante que os alunos dessa unidade também estão empolgados. “Já começamos a trabalhar com eles o tema e pelo menos 200 alunos estão interessados em participar”.

A premiação será dividida nas categorias Estudante e Escola. A avaliação da categoria Estudante será divida em seis modalidades, educação infantil; os três ciclos do ensino fundamental; ensino médio; e EJA. Em cada modalidade, haverá ainda uma premiação para aluno com deficiência.

Serão premiados os cinco primeiros da categoria estudante, respectivamente, com um notebook; um videogame; um tablete de 32 gigas; um smartphone; e uma máquina fotográfica digital. Na categoria Escola os 10 melhores vídeos serão premiados com um notebook com Data show, para o primeiro colocado; o segundo um Data show; o terceiro um notebook. Os demais ganharão uma máquina fotográfica digital.

Os professores cujos alunos se classificarem em primeiro lugar também serão premiados, eles vão ganhar uma televisão de LED de 42 polegadas.

As inscrições devem ser feitas pela escola no site da Secopa: http://www.mtnacopa.com.br/conteudo.php?sid=373&cid=76510