/

18 de Abril de 2012 16h58

II Concurso de Produção de Texto envolve alunos de toda a rede de ensino de Cuiabá

18/04/2012

Tharyana Durigon - SME (65)



A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou na manhã desta segunda-feira (18-04) o II Concurso de Produção de Texto, que tem como tema: “Combate à Dengue é coisa séria, sim, Senhor!”, no auditório Maestro China, na SME.

O trabalho envolve os alunos de todas as idades, os quais foram divididos em quatro categorias. Na primeira estão presentes os alunos de toda a rede municipal de Ensino, que têm entre quatro e cinco anos, e que para concorrer deverão produzir um desenho ilustrativo voltado ao tema. A segunda categoria é dos alunos que têm de seis a sete anos de idade, e que desenvolverão também desenhos ilustrativos e, junto deste, elaborarem uma frase voltada à dengue. Já os alunos de oito a 11 anos, da terceira categoria, terão como desafio a produção de um cartaz, apresentando uma espécie de propaganda. E a quarta e última categoria, dos alunos acima de 12 anos, irão criar uma história em quadrinhos.

A secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, agradeceu, em nome do secretario municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, o envolvimento das escolas no Projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim, Senhor!”, destacando a organização e o impacto positivo da caminhada com os agentes mirins – realizada no dia 04 de abril, que envolveu 3 mil alunos. “Vocês não têm ideia da força e da importância que o trabalho de vocês está tendo dentro de Cuiabá. Esta iniciativa de combater a dengue tem sido levada a sério, porque está sendo desenvolvida de forma competente e gerando resultados. E o objetivo é envolver cada vez mais alunos. Ou seja, quanto mais alunos estiverem envolvidos, mais casas estarão protegidas”, estendendo também os elogios e agradecimentos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para o Ministério Público e demais parceiros. Além disso, a secretária destacou que este Concurso de Produção de texto vem somar conhecimento não apenas no que diz respeito ao tema abordado, mas no meio pedagógico em geral, já que para desenvolver seu desenho, sua frase ou sua história, o aluno deverá ler e pesquisar sobre o assunto, aprimorando o conhecimento e a leitura.

Cada escola recebeu um envelope, contendo o regulamento e os formulários que cada categoria irá utilizar. Primeiramente, os trabalhos passarão por uma seleção que será feita por três professores da própria unidade, sendo dois da instituição, e um do programa Educa Mais, quando houver. Os professores deverão escolher cinco produções de cada categoria e enviá-las à SME. Feito isso, a comissão de avaliação da Educação irá escolher os três melhores de cada grupo. Vale ressaltar que os cinco trabalhos enviados pelas escolas, deverão estar dentro de seu respectivo formulário. Caso contrário, o aluno será desclassificado.

 

Cronograma de atividades:

 

18/04 a 20/05 – Desenvolvimento dos trabalhos nas unidades escolares.

21/05 a 01/06 – Entrega das produções à SME.

01/06 a 01/07- Seleção e classificação das produções da SME.

06/07 – Resultado da 2ª etapa e premiação.